Beira-Mar inicia 2023-24 sem ‘loucuras’

2219
Treino do SC Beira-Mar.

Depois dos exames médicos, o Beira-Mar vai iniciar, esta segunda-feira, o plano da pré-época com um plantel de 20 jogadores oficializados (até este domingo à noite), divididos entre 10 renovações e 10 reforços.

No entanto, há mais dois reforços certos ainda por anunciar, ambos ex-Salgueiros: o regresso do ponta de lança Cícero, que entra ao trabalho na terça-feira, e Mica, lateral direito, cuja contratação será anunciada a qualquer momento.

É este o grupo, certamente ainda com vagas por preencher, ao dispor nestes primeiros dias do treinador Miguel Valença, que recebeu um voto de confiança depois de ter assumido a equipa no início do ano, levando-a a disputar uma das vagas do Campeonato de Portugal (CdP) para lutar pela promoção.

Em relação às saídas de jogadores que estiveram na época passada em Aveiro, referência para jovem extremo esquerdo Jota, que deu ‘um pulo’ de dois escalões, prosseguindo a carreira no Penafiel. Outro elemento influente em 2022-23 foi o médio criativo Vieirinha que não surge nas renovações anunciadas.

Contratações

Guarda-redes: Tomás Bozinoski, 24 anos, ex-Marinhense; Donald Motch, 24 anos, ex-Salgueiros.
Defesas: Mário Mendonça, lateral esquerdo, 31 anos, ex-Vitória de Setúbal; Pedro Santos, defesa central, 27 anos, ex-São João de Ver; Mica, lateral direito, 28 anos, ex- Salgueiros
Salgueiros.
Médios: Luka Oliveira, médio ofensivo, 25 anos, ex-Fafe; Eamon Hatoum, médio ofensivo / extremo esquerdo, 24 anos, ex-Académica OAF; Bernardo Lourenço, médio ofensivo / segundo ponta de lança, 20 anos, ex-Mortágua; Zé Lopes, médio defensivo, 31 anos, ex-Vila Meã.
Avançados: Diogo Tavares, extremo direito, 25 anos, ex-BSad; Cícero, ponta de lança, 37 anos, ex-Salgueiros; Chiquinho, extremo esquerdo / médio ofensivo, 23 anos, ex-Alpendurada.

Renovações

Luís Pedro (guarda-redes), Rúben Silvestre (lateral direito / extremo direito), Rafinha (lateral direito), Diego Tavares (defesa central), Luís Breda (defesa central / médio defensivo), Maurício Júnior (médio defensivo), Tomás Rodrigues (médio defensivo, ex-júnior), Rui Sampaio (médio defensivo), Kiko Rodrigues (médio ofensivo) e Marcelo Santiago (ponta de lança).

Plantel do SC Beira-Mar 2023-24 via Zerozero.pt

Regressos

Entre as caras novas, destaque para o regresso do extremo Diogo Tavares, que chega com uma ‘rodagem’ de Segunda Liga, embora marcada pela despromoção do BSad e sem qualquer golo, ele que deixou os adeptos aveirenses com saudades pela sua veia de goleador. Também na missão de marcar, está de volta a Aveiro Cícero. Apesar da sua veterania, ainda foi o ‘abono de família’ do Salgueiros.

Dos 12 reforços, a maioria chega de clubes que disputaram o CdP (7), três alinharam na Liga 3, um na II Liga e um competiu na divisão de honra da distrital de Coimbra. Dos novos jogadores que alinharam no CdP, três lutaram pela subida (todos no Salgueiros), três ajudaram a garantir a permanência e um conheceu o sabor da despromoção. Quanto aos três reforços vindos da Liga 3, um ajudou na permanência e dois acabaram a época sem evitar a despromoção.

Alguns dados pouco habituais para uma equipa do Campeonato de Portugal. O médio Eamon Hatoum (canadiano também com nacionalidade inglesa), a crer no portal de referência Zerozero.pt, esteve ‘parado’ durante a época passada, preparando agora o regresso à competição. E o guarda-redes norte-americano Donald Motch disputou apenas um jogo oficial em 22-23. Está em Portugal desde 2017-18, tendo sido chamado mais vezes à baliza na época de 2018-19 quando alinhou nos distritais pelo Avanca (22 jogos), seguindo-se muito raras prestações nos clubes por onde passou. Os dois jogadores têm em comum terem iniciado as carreiras em Portugal através da academia ‘Pro Direct Portugal’, que tem sede em Aveiro.

SAD em ‘banho maria’

A direção do clube tinha dado fortes expetativas de 2023-24 ser já uma época a cargo da nova SAD que pretende criar para gerir o futebol sénior, mas não houve ‘fumo branco’ nas negociações com possíveis investidores e o processo, tudo indica, mantém-se na fase de prospeção de interessados com quem seja possível vir a anunciar o desejado ‘casamento’.

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.