Bloco defende mais parques infantis e de lazer para o concelho da Feira

1582
Centro histórico de Santa Maria da Feira.

Se antes os munícipes já defendiam uma visão diferente de gestão do espaço público, agora, devido ao confinamento geral, a população ganhou um sentido ainda mais crítico sobre a salvaguarda e a defesa dos equipamentos de usufruto público, ao ar livre.

Um concelho que se queira inclusivo tem de estar dotado de equipamentos preparados para que a população possa usufruir dos mesmos, com a maior comodidade possível. Infelizmente, Santa Maria da Feira tem uma escassez desses mesmos equipamentos.

Criar parques infantis perto das zonas habitacionais e das escolas é uma forte medida que a Câmara Municipal deve adotar até mesmo para combater o sedentarismo e a dependência de equipamentos eletrónicos por parte das novas gerações. Além do mais, este tipo de equipamentos contribuem para a socialização das crianças e dos jovens, um processo determinante para o seu próprio desenvolvimento.

Santa Maria da Feira, assim como a esmagadora maioria dos concelhos de todo o país, tem uma população tendencialmente envelhecida. Devido a vários fatores, muita desta população vive isolada até pela falta de transportes públicos nas suas freguesias. A criação de parques de lazer, repletos de zonas com bastante arvoredo e mesas, é determinante para a salvaguarda da saúde mental desta população. A partir do momento que a Câmara dote todas as comunidades de espaços para que os habitantes mais idosos tenham meios de socialização, os mesmos sentir-se-ão mais realizados e com energias renovadas.

A criação de parques infantis e de lazer não beneficia apenas os idosos e as crianças, mas sim toda a família. Uma sociedade que se quer evoluída é uma sociedade que consegue responder às necessidades dos seus habitantes, e as famílias de Santa Maria da Feira sentem uma forte necessidade de defender mais espaços para poderem desfrutar do meio ambiente de forma serena e segura.

A criação destes espaços requer o investimento necessário a longo prazo, pois os mesmos requerem a devida manutenção. Para isso é necessário que se requalifique as vezes que forem precisas os espaços e que se os construa com os materiais mais duradouros e indicados. Da mesma forma que é importante ainda que a Câmara estude que tipo de árvores planta nesses mesmos locais, para evitar a aberração que tem sido a política que o executivo leva a cabo sobre este mesmo assunto.

Enquanto a Câmara Municipal de Santa Maria da Feira continuar com a costumeira política de marketing, como faz à largos anos em relação à criação do Skate Parque, e não cumprir com as suas promessas, a população estará insatisfeita.

O Bloco de Esquerda Santa Maria da Feira propõe:

– Requalificação dos parques infantis e de lazer;
– Arborização do espaço público envolvente a estes equipamentos;
– Criação de novos espaços de usufruto público intergeracional;
– Levantamento público das sugestões das populações locais sobre a criação de parques infantis e de lazer.

Bloco de Esquerda de Santa Maria da Feira

Publicidade, Serviços & Donativos

Comercio 780