Bloco de Esquerda quer um gabinete de apoio aos estudantes na freguesia da Gloria e Vera-Cruz

993
'Grande aluvião', Universidade de Aveiro (2018).

O Bloco de Esquerda está preocupado com o impacto do aumento dos custos da habitação na vida das e dos estudantes universitários deslocados na cidade. Nesse sentido, recomenda ao executivo da Junta de Freguesia da Glória e Vera-Cruz a criação de um gabinete de apoio aos estudantes.

É indiscutível a importância da Universidade nas dinâmicas sociais, económicas e até demográficas no município. No entanto, os custos da habitação na cidade tornaram-se proibitivos para muitas e muitos estudantes deslocados. O aumento dos custos com a habituação é devido a múltiplos fatores, sendo a pressão turística o que mais tem contribuído.

As residências universitárias são insuficientes, chegando apenas a cerca de 20% dos estudantes deslocados em Aveiro. O Bloco defende um programa de investimento publico na construção de mais residências, bem como políticas publicas de habitação a custos controlados.

Face a esta problema social, o Bloco defende medidas de urgência e considera que a Junta de Freguesia deve fazer parte dessas soluções.

Para Júlia Correia, eleita do Bloco na Assembleia de Freguesia, “é preciso dar resposta a um problema social sentido pelos estudantes universitário em Aveiro. Este problema está diretamente relacionado com a dificuldade cada vez maior em conseguir arranjar alojamento a preços acessíveis. A Junta de Freguesia não pode ficar à margem de soluções possíveis”.

A proposta recomenda ao executivo a criação de condições para a implementação de um “gabinete de apoio ao estudante” com o objetivo de desenvolver programas e iniciativas de acompanhamento e apoio a esta população, em articulação com os Serviços Sociais e com a Associação de Estudantes da Universidade de Aveiro.

A eleita do Bloco quer também dar importância devida à celebração da tolerância e da diversidade e ao combate à homofobia e à discriminação, tendo sido elaborada uma recomendação para a sinalização do dia internacional contra a homofobia, que se celebra no dia 17 de Maio.

Bloco de Esquerda

Publicidade, Serviços & Donativos