BioFórum 2023: Educar com a Natureza

632
Biofórum.
Dreamweb 728×90 – Video I

Nos dias 18 e 19 de novembro de 2023, a Associação BioLiving em colaboração com o Município de Albergaria-a-Velha, organiza a 7ª edição do BioFÓRUM sob o mote “Educar com a Natureza – Crescer com as mãos na terra”.

Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o jornal online NotíciasdeAveiro.pt gratuito.

Depois do sucesso das edições anteriores deste seminário, a BioLiving organiza novamente o BioFÓRUM, focando-se desta vez no tema da Educação Ambiental. Pretende-se envolver professores e educadores, técnicos municipais de educação, investigadores e famílias no debate sobre a importância da educação ambiental no desenvolvimento de comunidades mais sustentáveis, bem como metodologias de aprendizagem inovadoras, no sentido da participação cívica em prol da conservação da natureza.

A sétima edição do BioFÓRUM realizar-se-á nos dias 18 e 19 de novembro, na Biblioteca Municipal de Albergaria-a-Velha e no Parque dos Moinhos (a confirmar), no concelho de Albergaria-a-Velha, e terá a duração de um dia e meio. A manhã do dia 18 de novembro será dedicada ao ciclo de palestras onde especialistas académicos e técnicos farão comunicações orais nos temas de ações educativas para a comunidade, literacia científica e métodos inovadores de aprendizagem, expondo exemplos de projetos e iniciativas que existem no nosso país. Para finalizar a manhã, teremos também uma mesa redonda que conta com a participação de quatro docentes, sob o mote “Educação Ambiental nas Escolas: formando cidadãos participativos”. Na tarde do mesmo dia, terá lugar um workshop promovido por Daniela Simões da Associação BioLiving, intitulado “Aprender a brincar: Educação Ambiental em Blocos”. Este workshop é direcionado para docentes e outros educadores com o objetivo de demonstrar a metodologia de “aprender brincando” (learning through play), usando blocos de construção LEGO®, para a sensibilização ambiental e a inclusão social de crianças e jovens de diferentes idades, contextos sociais e necessidades educativas. Na manhã do dia 19 de novembro, terá lugar um workshop outdoor com o título “Educação na Natureza: As florestas e os espaços verdes ao serviço da aprendizagem”, dinamizado por Ana Maria Pereira (Câmara Municipal de Lousada), que será dedicado à introdução prática do potencial do uso de espaços verdes, naturais ou artificiais, como ferramenta pedagógica.

A participação na conferência é gratuita, no entanto carece de inscrição obrigatória, através do seguinte formulário online: https://forms.gle/gjTfWmcwyoEDfFBG9
Os dois workshops têm vagas limitadas e, por isso, será dada prioridade de participação a quem se inscrever também na conferência.

O BioFÓRUM 2023 é organizado no âmbito do programa CIRA Natura, apoiado pela Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro através do PAPERA 2023. Está também inserido na Semana Europeia da Prevenção de Resíduos, promovida pelo Município de Albergaria-a-Velha, e conta com o apoio do Centro de Interpretação Pateira de Frossos.

Para mais informações, pode consultar a página de Facebook ou a página de Instagram da Associação BioLiving, enviar e-mail para [email protected] ou contactar através de 935 293 911 / 935 722 313 (chamada para a rede móvel nacional).

Publicidade e serviços

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais no jornal online NotíciasdeAveiro.pt, assim como requisitar outros serviços. Consultar informação para incluir publicidade online.