BIKiNNOV: Criação de valor económico no sector das duas rodas

942
Foto partilhada pela BIKiNNOV.
Comercio 780

A convite da ANI – Agência Nacional para a Inovação, a BIKiNNOV marcou presença no ‘TECH4INNOV – O Presente e o Futuro da Inovação’, que decorreu no passado dia 29 de Março, no Europarque, em Santa Maria da Feira, juntando cerca de 500 participantes e 60 expositores.

Por Gil Nadais *

‘TECH4INNOV – O Presente e o Futuro da Inovação’ foi uma mostra tecnológica de resultados de I&D e Inovação das Entidades do Sistema Nacional de Inovação (SNI), envolvendo painéis de debate com convidados nacionais e internacionais e espaços de demonstração, onde estão patentes casos de sucesso desenvolvidos por CTI – Centros de Tecnologia e Inovação, COLAB – Laboratórios Colaborativos, TTO – Gabinetes de Transferência de Tecnologia, Teste Beds, Digital INNOVATION HUBS e outras entidades do ecossistema. O evento integrou, igualmente, um espaço onde os participantes puderam interagir com diversas empresas deste sector, permitindo-lhes um contacto direto com ofertas de emprego disponíveis e facilitando a criação de sinergias entre empresas de recrutamento e as entidades presentes, mapeando as necessidades das últimas e identificando o talento disponível nos vários sectores da tecnologia e da ciência. Esta iniciativa foi promovida no âmbito do Sistema de Apoio a Ações Coletivas – Transferência de Conhecimento Científico e Tecnológico, TECH4INNOV, que tem como principal objetivo promover as atividades de transferência de tecnologia e do conhecimento.

A associação BIKiNNOV  é um Centro de Tecnologia e Inovação, reconhecido pela Agência Nacional para a Inovação  (ANI) que está a dar os primeiros passos, pelo que sentimos uma responsabilidade acrescida em estar presente num evento desta natureza, onde se partilha o que melhor se faz em Portugal na área da inovação. Tem como finalidade prestar apoio técnico e tecnológico às empresas do setor das duas rodas, promovendo o uso da tecnologia e inovação como ferramentas para a melhoria da competitividade empresarial, para o incremento do valor acrescentado e para a qualificação da oferta, em particular, das pequenas e médias empresas (PME).  Dedica-se à produção, difusão e transmissão de conhecimento orientado para as empresas e para a criação de valor económico através da proteção e direitos de propriedade industrial, orientando a sua atuação para as necessidades do mercado, procurando colmatar falhas existentes e contribuir para a resposta aos desafios societais, em áreas como a digitalização, a economia circular, as alterações climáticas e a mobilidade suave.

O financiamento Base do Centro de Tecnologia e Inovação da BIKiNNOV é integrado na Missão Interface da ANI, financiado pelo PRR – Plano de Recuperação e Resiliência e pelo Next Generation da União Europeia.

* Secretário-Geral da ABIMOTA – Associação Nacional das Indústrias de Duas Rodas e diretor executivo da BIKiNNOV.

Artigo relacionado

Bikinnov vai investir 20 milhões no Casarão de Águeda

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.