Bicicletas ‘escolares’ fabricadas em Águeda

2080
Lightmobie.

A empresa Lightmobie, com instalações fabris em Águeda, venceu o concurso público internacional para o fornecimento de bicicletas às escolas, na sequência do programa do ensino da utilização da bicicleta no segundo ciclo do ensino, informou a ABIMOTA, associação industrial do sector das duas rodas.

A fornecimento de ‘duas rodas’ arranca durante o ano letivo 2022/23, num investimento na ordem dos 2,8 milhões de euros lançado no âmbito do projeto ‘Desporto Escolar sobre rodas’ (‘DE sobre rodas’), que é dinamizado pelo o Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), com o apoio do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), no âmbito de uma parceria com a Direção-Geral de Educação.

A Lightmobie, sediada em Águeda, é uma empresa que tem como atividade principal o fornecimento de soluções de mobilidade partilhada. No seu currículo possuí “inúmeros projetos concretizados de Norte a Sul de Portugal e em várias cidades Europeias”.

Cada escola receberá um conjunto de bicicletas e respetivos capacetes, também estes de fabricação nacional, de composição adaptável às diferentes idades. Até final de 2024, cerca de 17.800 conjuntos vão estar distribuídos e disponíveis em 1.863 estabelecimentos de ensino.

O objetivo traçado é dotar os estabelecimentos de ensino público do País com o 2.º ciclo do ensino básico com material velocipédico até 2024.

Discurso direto

“Este é mais um reflexo do trabalho que está a ser desenvolvido pelo setor português das duas rodas e mobilidade suave. Atualmente somos competitivos em qualidade e conseguimos competir no mercado internacional. Até há pouco, este concurso seria certamente ganho por empresas oriundas de mercados estrangeiros” – Gil Nadais, Secretário-Geral da ABIMOTA.

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.