‘Beta Circus’ reforça capacitação artística e cocriação para envolver público

704
Circo contemporâneo.

O projeto ‘Beta Circus’ prepara “um novo ciclo de atividades” com “o objetivo de dar resposta às novas tendências do circo contemporâneo e colmatar a falta de oportunidades para a formação profissional de artistas”.

O consórcio integra parceiros de quatro países europeus tendo a sua base operacional em Santa Maria da Feira, cidade que é a sede da Bússola, uma das quatro companhias envolvidas na rede.

As atividades vão contar com um financiamento europeu no valor de 200 mil euros para um período de 27 meses, pretendendo envolver 32 participantes internacionais.

O projeto ‘Beta Circus’ é apoiado pelo programa Europa Criativa, envolvendo, além da Bússola, as companhias Teatro Necessario (Itália), Ludifico (Sérvia) e Rigas Cirks (Letónia).

A rede irá incrementar a “experiência participativa” e “cooperação” entre os participantes, esperando, assim, “criar uma oportunidade transnacional europeia para explorar o circo participativo como uma tendência futura”, com lugar, também, para “a participação do público no processo criativo do circo, permitindo que a audiência se torne co-autor, editor e observador do processo criativo”.

Atividades de capacitação artística e cocriação

Nos próximos dois anos, serão desenvolvidas “atividades de capacitação artística e cocriação com um contexto de investigação e acompanhamento que permitirá a publicação de um toolkit e de um documentário, no final do projeto” para divulgação da metodologia e da experiência para os profissionais artísticos europeus e internacionais.

» A aplicação da metodologia das artes participativas ao contexto do circo contemporâneo promoverá o envolvimento da comunidade local do território de intervenção com um processo de criação integral e estruturado, aplicado a espaços não convencionais de apresentação artística, incluindo o espaço público, conectando as artes contemporâneas ao património cultural imaterial local pela voz dos habitantes, enquanto co-criadores com artistas profissionais;

» Artistas de circo selecionados por convocatória pública europeia irão juntar-se a coletivos locais com experiência em artes participativas, unindo forças para uma experiência colaborativa apoiada por mentores especializados. Laboratórios artísticos, encontros colaborativos, investigação artística e residências criativas nos locais selecionados com a comunidade local são as principais etapas do projeto. Cada experiência artística é finalizada com uma apresentação pública do trabalho desenvolvido.

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.