Beira-Mar somou em Resende terceira vitória seguida com golo de Marcelo Santiago

1729
GD Resende - SC Beira-Mar (foto partilhada pelo site www.beiramar.pt).

O Beira-Mar conquistou, este domingo, em casa do já despromovido Resende, a terceira vitória seguida (0-1, com 0-0 ao intervalo), em partida a contar para a 23ª jornada do Campeonato de Portugal (série B) que foi decidida numa grande penalidade.

Um resultado que garante, desde já, a manutenção, primeiro objetivo traçado para a época, e permite continuar a alimentar a esperança de, ainda, chegar aos lugares de promoção.

O Lourosa venceu em casa o Machico (2-0), mantendo-se na liderança, agora com 47 pontos a três jornadas do fim.

O Salgueiros continua em desaceleração, ao empatar 1-1 na receção ao Valadares, deixando-se alcançar no segundo lugar pelo Rebordosa, que não vacilou, ao ganhar em casa frente ao Alpendorada. Ambas as equipas somam 44 pontos, mais três que o Beira-Mar, quarto classificado, que descolou do Marítimo B (quinto, com 38 pontos).

Ficha de jogos, resultados e classificação via FPF.

Os aveirenses apresentaram-se com três mexidas no onze: Gil Dias, Sanneh (estreia) e Leandro Borges ocuparam as vagas de Duarte Soares, Drula e Maurício. Destaque, ainda, para a presença de André Motta (central ainda juvenil) nos suplentes.

No final da primeira parte, o nulo penalizada a equipa da casa (já despromovida aos distritais). Embora sem dominar o rumo dos acontecimentos, foi quem mais perto esteve de abrir o marcador num duelo sem grande qualidade futebolística.

Duas ‘grandes perdidas’ de Ba

Logo nos minutos iniciais, Ba rematou à quina da baliza de Luís Pedro, causando o primeiro grande calafrio dos visitantes.

Quase a dobrar a meia hora, o extremo brasileiro voltaria a ser perdulário, desta vez num lance ainda mais flagrante, com mérito para o cruzamento de Paulinho, da linha de fundo, que não teve o seguimento desejado, uma vez que o remate saiu escandalosamente por cima da baliza.

No último reduto da equipa visitante, à exceção de uma saída de Diogo com os punhos, e de algumas ‘bolas paradas’, não se viram lances com perigo de maior.

O Beira-Mar continuaria a ser a equipa mais inconformada no início da segunda parte. Vieirinha, num bom ensaio ofensivo, foi travado em falta. Sanneh antes de ser substituído, ainda tentou a sorte num remate de fora da área, mas falhou o alvo.

Grande penalidade salvadora

Miguel Valença não esperou mais e pôs em campo dois jogadores de pendor atacante (Jota e Tamba).

Ao dobrar do primeiro quarto de hora da segunda parte, na sequência de uma incursão de Jota, a bola sobra para Rúben Silvestre, que é derrubado na área. Marcelo Santiago, chamado a converter a grande penalidade, não perdoou, apontando o seu quarto golo na prova.

O Resende reagiu à vantagem da equipa forasteira. Gil Dias, teve de se esforçar para anular uma desmarcação de Ba, de cabeça, para zona perigosa. Depois, num cabeceamento de Úmaro, foi necessário Luís Pedro aplicar um ‘golpe de rins’ para evitar o empate.

Aos 83 minutos, a equipa local viu-se reduzida a 10 com a expulsão direta de Lourenço, por suposta agressão a Diego Tavares.

O resultado estava perigoso para o Beira-Mar, ao ponto do seu treinador retirar Tamba, jovem avançado que tinha sido chamado a jogo na segunda parte, optando, por resguardar a zona defensiva até ao apito final.

Facebook Campeonato das Oportunidades

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.