Balanço do programa Mobilidade Operação Bicicleta de Albergaria-A-Velha em 2022

671
Programa MOB.A.
Dreamweb 728×90 – Video I

O programa MOB.A – Mobilidade Operação Bicicleta de Albergaria-a-Velha teve no ano de 2022 um crescimento relativamente ao número de utilizações diárias com 204 utilizações mensais (média), face às 156 utilizações em 2021 e às 98 utilizações em 2018, ano de início do programa.

Na Box MOB.A localizada na Incubadora de Empresas, onde são disponibilizadas bicicletas de utilização gratuita, os meses de julho e novembro, com 307 e 322 viagens, respetivamente, foram os meses com mais utilizações por utilizadores registados dos quais 61% são portugueses, 29% são brasileiros, 4% são venezuelanos e 6% de outras nacionalidades.

As cargo-bikes, bicicletas elétricas de carga, tiveram a sua maior utilização (42%) no projeto “Vai e Volta a Malta Transporta” com 208 horas/ano, um serviço gratuito de transporte de compras que acontece às quartas e sábados de manhã no Mercado Municipal “A Praça”. Os munícipes usufruíram também destas bicicletas 104 horas/ano após uma formação gratuita, mas obrigatória, sendo que 80% destes utilizadores são portugueses, 10% são venezuelanos e 10% são ucranianos.

Com o objetivo de ensinar e incentivar as crianças para a utilização da bicicleta em ambiente escolar, o Programa Operacional Pedalar destacou-se no ano transato com as formações, a avaliação de competências dos alunos e as atividades dirigidas ao Ensino pré-escolar e 1º Ciclo que abrangeram um total de 1374 alunos. Foram também disponibilizadas regularmente bicicletas e materiais para a dinamização das atividades no âmbito do Desporto Escolar sobre Rodas, organizado pelo Agrupamento de Escolas de Albergaria-a-Velha.

Em setembro de 2022 o Município de Albergaria-a-Velha associou-se a mais uma comemoração da Semana Europeia da Mobilidade sensibilizando para a utilização de meios de transporte mais sustentáveis e amigos do ambiente. A semana culminou no dia 22 de setembro com o Dia Europeu Sem Carros onde foi promovido um conjunto de atividades na Praça Ferreira Tavares, uma das principais artérias da cidade que, nesse dia, foi encerrada ao trânsito. Os participantes, dos quais se destacam 360 crianças e jovens do ensino pré-escolar e secundário, puderam experimentar, de uma forma gratuita, diversos meios de mobilidade sustentável nas vias que normalmente são utilizadas pelos veículos motorizados, num ambiente seguro e silencioso.

O programa MOB.A pretende continuar a potenciar uma cultura de mobilidade suave e sustentável na cidade, bem como promover hábitos de vida ativos e saudáveis tentando contrapor a atual cultura de mobilidade fortemente baseada na utilização do automóvel e das motorizadas.

Câmara de Albergaria-A-Velha

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.

Comercio 780