Bairrada: Quinta das Bágeiras entre os melhores do ano da revista ‘Vinho Grandes Escolas’

1714
Mário Sérgio Alves Nuno (Quinta das Bágeiras).

Um vinho da Bairrada venceu a categoria tinto dos prémios ‘Melhores do Ano 2020’ atribuídos na revista ‘Vinho Grandes Escolhas’.

A região demarcada esteve em destaque com o ‘Quinta das Bágeiras Pai Abel tinto 2015’, um Denominação de Origem (DO) Bairrada produzido por Mário Sérgio Alves Nuno.

Feitas as contas, integram o ‘TOP 30’ de 2020 três vinhos Bairrada, todos tintos produzidos a partir da casta rainha da região, a Baga.

As estrelas do ano foram o ‘Kompassus Private Collection Baga tinto 2013’, da Kompassus Vinhos; o ‘Luís Pato Vinha Barrosa tinto 2017’, do enólogo e produtor Luís Pato; e o ‘Quinta das Bágeiras Pai Abel tinto 2015’, da autoria de Mário Sérgio Alves Nuno.

Discurso direto

“O tinto Pai Abel continua como o seu homenageado Abel Nuno, pai de Mário Sérgio Nuno: um bairradino com carácter e garra, forte de espírito, de postura firme, mas serena e elegante. Na verdade, uma boa personificação do lote de Baga e Touriga Nacional, que compõe este vinho (com larga predominância da primeira), uvas provenientes de uma parcela onde as castas estão misturadas, e onde são feitas intervenções de modo a limitar a produção a dois ou três cachos por videira, replicando assim a concentração e complexidade de uma (boa) vinha velha. A fermentação é feita sem desengace, durante uma semana em lagar aberto, com várias remontagens por dia, e depois acaba e estagia em barricas usadas de carvalho francês e em tonel de madeira. Escusado será dizer que é um vinho quase eterno na longevidade e na persistência, daqueles Bairrada impactantes, que não saem da cabeça, nem da boca, tão cedo” – Revista Vinho Grandes Escolhas.

Bairrada com ‘Sommelier do Ano’

Ainda a um bairradino foi atribuído o galardão de ‘Sommelier do Ano’. Fernando Ruas foi o eleito e premiado como sommelier “honoris causa” pelo trabalho no restaurante Rei dos Leitões, na Mealhada.

Publicidade, Serviços & Donativos

Comercio 780