Aveiro: Valorização imobiliária das antigas piscinas e relações familiares com donos motivam ‘Direito de resposta’

5014
Antigas piscinas do SCBM.
Comercio 780

O presidente da Câmara anunciou esta quinta-feira que irá solicitar o “devido” ‘Direito de resposta’ à notícia publicada pela revista Sábado, na sua edição desta semana, sobre os terrenos das antigas piscinas do Beira-Mar.

O artigo refere-se às expetativas de valorização imobiliária criadas com a revisão do Plano Diretor Municipal (PDM) aprovada no mandato anterior, alterando a capacidade construtiva (anteriormente reservada apenas a equipamentos) para prédios com habitação, serviços e comércio, bem como da existência de ligações familiares aos proprietários (um irmão do presidente da Câmara é gestor no grupo e a chefe de divisão de planeamento esposa de um ex-diretor).

Artigo relacionado

Aveiro: o mistério do terreno que valorizou milhões no PDM

O assunto foi levantado na reunião pública do executivo, esta quinta-feira, por Manuel Oliveira de Sousa, vereador do PS, admitindo que a ‘peça’ publicada “deixa muita gente estupefacta”.  Apesar de aceitar que a revisão do PDM “favorece de um lado e desfavorece de outro”, o eleito ‘rosa’ não deixou de alertar que “há aqui matéria que não traz bom nome a Aveiro”, pelo que a “suspeita e insinuação devem ser combatidas”.

Ribau Esteves acusou a revista Sábado de não o ter ouvido pessoalmente sobre o assunto da notícia e limitar-se a recolher reações através de e-mail. Por isso, prepara um ‘Direito de resposta’ com “informação que o jornalista não tratou”.

O presidente atribuiu, desde já, como fontes da notícia “vergonhosa e falaciosa pessoas que me odeiam”, garantindo saber “o nome e as motivações”, que relacionou com adversários do meio político local.

Ribau Esteves defendeu-se a si e às técnicas superiores camarárias visadas como “gente absolutamente séria, transparente e rigorosa.”

Vídeo da reunião da Câmara de Aveiro de 13 de janeiro de 2022

Artigo relacionado

Câmara afasta reversão do negócio das antigas piscinas

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.