Aveiro: Transporte gratuito para alunos residentes a mais de 3 km’s da escola

4259
AveiroBus.

Todos os alunos de Aveiro que residam a mais de três quilómetros da escola vão ter transporte gratuito, anunciou hoje a Câmara local.

Por deliberação aprovada na reunião do executivo de ontem, passa a ser assegurado transporte para crianças do ensino pré-escolar, assim como alunos que frequentem o ensino básico e secundário residentes “a três ou mais quilómetros do estabelecimento de ensino”.

Na organização do plano de transportes escolares do presente ano letivo, a autarquia deliberou aprovar aquela medida, “garantindo condições de efetiva igualdade de oportunidades no acesso de todas as crianças e jovens à escola.”

Funcionarão, ainda, circuitos para alunos com necessidades educativas especiais que frequentam as unidades especializadas. Esta oferta de transporte representará um investimento de cerca de 90.000 anuais.

630 mil euros de apoios escolares

» Aprovados protocolos de colaboração para apoio à gestão escolar dos sete Agrupamentos de Escolas do Município e a Escola Artística do Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Aveiro, representando um investimento de 263.795 euros. Verbas para despesas correntes (expediente, higiene e limpeza, material de escritório, entre outros), desenvolvimento de projetos educativos e pequenas reparações. A Câmara assume ainda as despesas com o fornecimento de energia, água, gás e comunicações em valor superior a 800.000 euros anuai;

» Aprovado protocolo de cooperação com a Associação Tempos Brilhantes, no valor de 347.880 euros para a implementação de Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC);

» Aprovados protocolos de colaboração com os Agrupamentos de Escolas do Município para apoio socioeducativo aos alunos do 1.º CEB, no valor global de 17.892 euros, que corresponde a um valor por aluno, no escalão A de 36 euros e no escalão B de 18 euros. O montante, a ser gerido por cada Agrupamento, tem como objetivo principal apoiar os agregados familiares que não consigam fazer face aos encargos com a aquisição de fichas de trabalho, material didático e visitas de estudo. As comparticipações para as refeições escolares são assumidas diretamente pela Câmara.

Publicidade, Serviços & Donativos

Comercio 780