“Aveiro tem sido claramente de referência” – Presidente da FPF

1256
Presidentes da FPF (à esquerda) e da AFA.

O presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) enalteceu, esta tarde, o contributo da Associação de Futebol de Aveiro (AFA) para o aumento da prática da modalidade, rumo à meta traçada de alcançar os 200 mil federados até 2020, coincidindo com o fim do mandato atual.

Fernando Gomes falava após rubricar a homologação de mais protocolos com autarquias do distrito (Feira, Águeda, Murtosa, Ílhavo e Mealhada), que permitem dar enquadramento legal aos jogos do chamado ‘futebol popular’, um dos atos comemorativos dos 95 anos da AFA.

“Aveiro tem sido claramente de referência no trabalho conjunto, para que o futebol de recreação e de lazer tenha expressão dentro da lei, uma responsabilidade acrescida na salvaguarda da saúde dos atletas, através de grupos desportivos e condições de infraestruturas só possíveis com o envolvimento da AFA, que tem um líder e uma equipa competente”, elogiou o dirigente máximo do futebol português.

A adesão municipal também foi reconhecida: “Se não fossem as autarquias, muito deste movimento desportivo não se fazia, ao permitir o acesso dos jovens ao desporto”.

Fernando Gomes destacou ainda a importância de “trazer para a família do futebol as pequenas grandes coletividades, no trabalho que desenvolvem no futebol popular, de freguesias, para fazer crescer o futebol de recreação e lazer, torná-lo mais seguro, com mais jovens, como tem acontecido, sendo Aveiro das associações que mais cresce”.

Para o presidente da FPF, a AFA, ao lançar-se no “novo desafio” da construção da ‘Cidade Desportiva” em Aveiro, irá “realçar o trabalho fantástico que está a desenvolver em favor do movimento associativo em Portugal” com resultados à vista: o crescimento do futebol distrital, também em assistências aos jogos em alguns casos muito expressivas ou a plataforma pioneira AFA TV.

“Cidade Desportiva” pronta no centenário

A AFA ambiciona ter “em pleno funcionamento” dentro de cinco anos, aquando do seu centenário, a “Cidade Desportiva” instalada nas imediações do Estádio Municipal de Aveiro (EMA) no âmbito de um contrato de comodato celebrado este sábado com a Câmara de Aveiro.

Expetativa transmitida pelo presidente da estrutura associativa do futebol aveirense, Arménio Pinho, na sessão realizada esta tarde que serviu também para assinalar os 95 anos da fundação.

A primeira fase inclui um campo sintético e vedação. Seguir-se-á a venda da atual sede em Aveiro para financiar a construção das futuras instalações junto ao EMA, onde o projeto aponta ainda para um pavilhão, concentrando, assim, todas as atividades, desde a área administrativa, à formação e prática desportiva.

A AFA não deixou passar em claro os 150 anos do nascimento de Mário Duarte, que passam este domingo, lembrando um dos seus fundadores e o primeiro presidente.

O poeta Manuel Alegre, neto, marcou presença para lembrar “a figura ímpar” daquela figura do desporto aveirense e nacional, enquanto “praticante, divulgador e introdutor de praticamente todas as modalidades”, deixando o desafio para que o seu exemplo pioneiro seja celebrado.

Factos e memórias de quase um centenário

A AFA apresentou o livro comemorativo “A caminho dos 100 anos” que resulta de uma encomenda à jornalista Cláudia Oliveira. A obra levou “ano e meio de pesquisa e trabalho” nos arquivos e também em busca de memórias ainda vivas.

“Não sou historiadora, sei contar histórias, juntar pontas soltas”, explicou a autora que traz à luz do dia factos inéditos, como a ação “pioneira” de dirigentes da AFA na área disciplinar, com a instituição de um prémio pela correção desportiva percursor do atual cartão branco.

AFA: Números

169 clubes
16 mil praticantes
1000 equipas
13 mil jogos

Discurso direto

“Este contrato deu muito trabalho, tivemos que extinguir a empresa do estádio, com mil problemas por resolver. Negociar com o presidente Arménio também é muito difícil, sempre atento, sem deixar que se faça uma finta séria. É um acordo útil.
Vamos ter duas obras em simultâneo, que queremos acabar bem as duas. Temos em fase de adjudicação por 3,5 milhões, ao lado do terreno da AFA, um grande complexo de treinos a entregar ao Beira-Mar, com a sua formação academia.
O estádio municipal de Aveiro Mário Duarte é de toda a gente, o país gastou aqui dinheiro, eventualmente demais, não interessa. Está sempre ao dispor do País, dos clubes, das finais das taças distritais, para buscar rentabilização social que financeiramente nunca acontecerá, isso não interessa agora” – Ribau Esteves, presidente da Câmara de Aveiro.

Publicidade, Serviços & Donativos

Comercio 780