‘Aveiro Tech Week 2022’ “a puxar” pela candidatura a CEC

1051
Mini-bus autónomo.

Aveiro viverá ao ritmo da ‘Aveiro Tech Week 2022’ de 11 a 17 de outubro que, por força do calendário, irá dar uma ajuda à candidatura que o município tem em marcha a Capital Europeia da Cultura (CEC), conferindo-lhe ainda maior visibilidade, incluindo ‘fora de portas’, que pode ser muito útil numa fase crucial.

“É uma edição especial”, assumiu esta segunda-feira Ribau Esteves, presidente da Câmara, ao intervir na apresentação da semana mais tecnológica do ano na cidade, que concentra, como tem sido habitual, os eventos ‘Techdays’, ‘Criatech’ e ‘Prima / Art Light Tec’, os quais se subdividem em “outras operações que objetivamente tem a ver com a nossa caminhada de internacionalização, entre os quais a candidatura a Capital Europeia da Cultura de 2027”.

O município de Aveiro vai entregar a candidatura na segunda e última versão a CEC no dia 21 de outubro. A decisão do júri que irá escolher a cidade portuguesa está agendada para 7 de dezembro.

Por isso, a ‘Aveiro Tech Week 2022’, enquanto iniciativa que procura fazer uma “mistura permanentemente inovadora entre a tecnologia e a produção cultural” vem mesmo a calhar.

Estarão nestes dias pela cidade, por exemplo, os membros da rede de cidades europeias que já foram ou vão ser candidatas a Capital Europeia, para uma reunião anual de “aprendizagem e partilha”. Outros encontros dão palco a conferencistas, técnicos e peritos de instituições e entidades europeias. 160 pessoas de 22 países vão tomar parte no programa.

A ‘Criatec’ conta com 40 artistas mais de 10 nacionalidades, para as várias instalações em espaço público e edifícios de interesse. Destaque para a representação vinda da Universidade de Artes Aplicadas de Viena (Áustria), um novo parceiro do município.

Nos ‘Techdays’, merece referência a presença de uma comitiva do ‘Porto Digital’, um parque de ciência e tecnologia do Recife (Brasil), no qual Aveiro se pretende inspirar, tendo já um protocolo de intercâmbio celebrado.

Uma das iniciativas de demonstração tecnológica que vai ‘dar nas vistas’ é uma versão atualizada de mini autocarro autónomo. Um dos projetos de mobilidade em que Aveiro tem vindo a participar.

O orçamento da ‘Aveiro Tech Week 2022’ parte dos 300 mil euros, mas ainda é preciso incluir encargos assumidos ao abrigo da candidatura a CEC.

Consultar programa (resumo).

https://techweek.aveirotechcity.pt/pt/

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.

Comercio 780