Aveiro Tech City – Desafio da Mobilidade

983
BUGA, Aveiro

No âmbito da iniciativa Aveiro Tech City, a Câmara Municipal de Aveiro (CMA) está a desenvolver um Desafio de Mobilidade que tem como principal objetivo potenciar o uso da bicicleta como meio de transporte sustentável e seguro.

Para além de promover a segurança dos ciclistas, será possível recolher informação e dados que nos permitem conhecer e melhorar os trajetos usados por bicicletas, acompanhando as opções de circuito dos seus utilizadores. Estes dados serão recolhidos e integrados na plataforma urbana do Município de Aveiro, neste momento em desenvolvimento pela Altice Labs no âmbito do projeto Aveiro Steam City.

Esta iniciativa contempla a distribuição de 180 equipamentos “See.Sense Ace Rear”, um luz de bicicleta, com vários sensores instalados (800 gravações/segundo), permitindo detetar e reconhecer riscos e situações com maior intensidade de trânsito, aumentando a luminosidade e ritmo da intermitência, gerir o nível de luz consoante a altura do dia e o nível de bateria existente e com um raio de visibilidade até 1,5 kms de distância. Por outro lado, os sensores irão recolher vários tipos de dados que vão ser transferidos para uma plataforma de análise. Essa informação permite à CMA analisar os trajetos usados pelos utilizadores de bicicletas.

Para maior e melhor eficácia na divulgação e implementação deste projeto, a CMA envolveu entidades que têm no seu objeto social, como principal objetivo, a promoção do uso da bicicleta, nomeadamente, o NBICLA da AAUAv, a Cicloeixo e a Ciclaveiro, que irão agora colaborar ativamente na prossecução do sucesso que é desejado na concretização desta iniciativa, garantindo a forte adesão da comunidade aveirense utilizadora da bicicleta, proporcionando aos ciclistas ferramentas que lhes permitam maiores níveis de segurança.

Neste sentido, o Executivo Municipal deliberou aprovar o Protocolo de Cooperação e as normas de participação para o desafio de mobilidade.

O Desafio da Mobilidade decorrerá entre dezembro 2019 e dezembro 2021 e estará aberto à participação de qualquer pessoa a partir de 16 anos, com smartphone com dados e bicicleta própria.

As inscrições estão abertas até ao dia 30 de novembro através do preenchimento do formulário disponível em: https://www.aveirotechcity.pt/. A participação terá um custo simbólico de 5,00€.

Publicidade, Serviços & Donativos

Comercio 780