Aveiro: Rua João Francisco Casal com intervenção de fundo

5218
Rua João Francisco do Casal (na Zona Industrial de Taboeira)
Comercio 780

A Câmara de Aveiro aprovou, esta quinta-feira, a abertura do concurso público para qualificação da Rua João Francisco Casal, uma obra que tem como valor base 654.000€ (+ IVA).

Um investimento que surge “no âmbito da qualificação e expansão em curso da Área de Atividades Económicas – Aveiro Norte” (zona industrial de Taboeira), para “melhorar as condições de trabalho e atratividade para as empresas já instaladas e para novos investimentos”.

A obra prevê a substituição do pavimento, a inclusão de passeios em toda a sua extensão e em ambas as margens da via e a substituição da sinalização vertical e horizontal.

Segundo a edilidade, está prevista, também, “a criação de um corredor ciclável diferenciado, sendo que na maior parte da sua extensão será um corredor partilhado entre peões e ciclistas, além da criação de novas zonas de estacionamento de automóveis, de motociclos e de pessoas com mobilidade reduzida.”

Por se tratar de uma zona de potencial risco ao nível dos incêndios, será implementada ainda uma nova rede de distribuição de água para incêndios.

Rotunda junto “Solar das Estátuas” vai custar 425.200 euros

A Câmara deu, igualmente, mais um passo para executar, uma nova rotunda junto do restaurante “Solar das Estátuas”, na antiga EN109.

O executivo aprovou a abertura de concurso público para a construção do melhoramento rodoviário, pelo valor base de 425.248,16€ (+ IVA).

Uma obra que, espera-se, irá ajudar a garantir “a boa sustentabilidade das acessibilidades à Área de Atividades Económicas – Aveiro Norte”, permitindo ainda o reordenamento e a segurança do tráfego rodoviário e de peões.

“A empreitada vai permitir a qualificação de dois entroncamentos presentes na área e organizar o espaço desqualificado que serve o Colégio Português, o restaurante Solar das Estátuas e a plataforma logística da MEO”, explica a Câmara.

A operação faz parte do processo global de renovação e reabilitação da antiga EN 109, iniciada no último mandato autárquico anterior.

No mesmo sentido, foi executada a rotunda no cruzamento com a Rua do Sacobão em Aradas (junto à nova loja da Mercadona), assim como a renovação do pavimento em 2,5 km, entre a Estrada de São Bernardo e a Rua General Costa Cascais, em Esgueira, e o novo cruzamento com a EN 235, para além de “toda a obra de reestruturação da estrada junto ao Centro Comercial Glicínias.

A rotunda do Lusovouga, em Cacia, também faz parte do ‘pacote’ de obras, encontrando-se em fase de concurso público.

Publicidade, Serviços & Donativos