Aveiro / Rossio: Reservados lugares para moradores no parque subterrâneo

3666

A Câmara de Aveiro assume o compromisso de disponibilizar a residentes do bairro da Beira Mar acesso em condições especiais ao parque subterrâneo que pretende construir no jardim do Rossio.

“Serão reservados lugares para moradores, com uma política tarifária específica, e diferenciada dos utilizadores não residentes”, refere um ponto de situação do projeto em fase de estudo prévio publicado no mais recente boletim municipal.

O parque de estacionamento em cave , com capacidade para 263 lugares, será dotado de avisadores de disponibilidade em cada uma das entradas na zona do Rossio, diminuindo o tráfego em circulação à procura de estacionamentos.

A autarquia assegura que “os resultados confirmam a necessidade da oferta de estacionamento automóvel no Rossio e a redução do tráfego nas ruas adjacentes ao Rossio em cerca de 40%, que vai ocorrer com uma gestão de tráfego mais condicionada”.

Os estudos confirmam também “a possibilidade técnica de construção do estacionamento em cave, usando a técnica das paredes moldadas na contenção periférica como a mais fiável para garantir uma execução mais rápida e risco muito reduzido ao máximo tecnicamente possível. “

A Câmara aponta como um dos objetivos deste projeto “a redução da área reservada a automóveis e da quantidade de automóveis a circular no Rossio.”

Segundo a proposta do estudo prévio, a circulação automóvel vai fazer-se num só sentido das “pontes” para o Rossio até à frente da cervejaria “Augusto”.

“Isto conjugado com a ampliação dos passeios e a criação de uma zona de coexistência entre veículos e peões, vai melhorar o conforto e a segurança das viagens efetuadas em modos suaves, ponderando-se a hipótese de existência de uma ciclovia dedica”, lê-se no artigo.

Publicidade, Serviços & Donativos