Aveiro: Requalificação do cais dos Botirões e limpeza dos antigos armazéns em marcha

2304
Cais dos Botirões, Aveiro.

Nos próximos dias terá início da empreitada de reabilitação dos muros do canal dos Botirões, estando já em curso no terreno alguns trabalhos preparatórios, anunciou hoje a Câmara de Aveiro.

Um novo investimento de aproximadamente 277 mil euros com um prazo de execução de cinco meses.

“Esta é mais uma obra de qualificação dos canais urbanos da Ria e da cidade de Aveiro realizada pela Câmara, após a pintura dos muros e a reabilitação das pontes pedonais, da construção da nova ponte de São João, da construção da nova eclusa/comporta do canal do Paraíso (em conclusão), seguindo-se a reabilitação da denominada ponte do Laço (obra já adjudicada) e a qualificação da eclusa do canal das Pirâmides (obra a iniciar)”, explica a autarquia.

A Câmara anunciou também que avançou com a empreitada de demolição dos antigos armazéns situados junto do Hospital Infante D. Pedro e Escola João Afonso de Aveiro. Uma intervenção de 154 mil e prazo de execução de 180 dias.

“Com esta operação de demolição está a ser promovida a limpeza do espaço (de onde foram já retiradas várias dezenas de toneladas de resíduos e de telhas com amianto), e onde vai ser construído, com estatuto provisório, um novo parque de estacionamento”, explica a Câmara.

Este terreno e o terreno ainda ocupado pelo Estádio Mário Duarte, vão ser utilizados para a ampliação do Hospital Infante D. Pedro, com construção de edifícios para a consulta externa e para o Centro Académico Clínico, dando cumprimento à execução do memorando “Mais Conhecimento Melhor Saúde em Aveiro” (entre a Universidade de Aveiro, a Câmara Municipal de Aveiro e o Centro Hospitalar do Baixo Vouga, com o envolvimento também da Universidade Nova de Lisboa e da Administração Regional de Saúde do Centro), assim como ao protocolo de cooperação entre a Câmara Municipal e o Sport Clube Beira-Mar.

A ampliação e qualificação do Hospital Infante D. Pedro com Centro Académico Clínico visa cumprir uma aposta no fomento do empreendedorismo e da inovação nas áreas das ciências médicas, da saúde e da investigação, melhorando os serviços de saúde e consequentemente a qualidade de vida da população.

Por último, a Câmara informa que está em curso a empreitada de melhoramento de um dos circuitos pedonais existentes na envolvente ao Estádio Municipal de Aveiro, retirando todo o deck existente que se encontrava em avançado estado de degradação, substituindo por lajetas de betão, uma solução idêntica ao existente noutros espaços do recinto.

Segundo a edilidade, a intervenção representa um investimento de aproximadamente 40 mil euros, com duração prevista de um mês.