Aveiro: Requalificação das escadarias do edifício ATLAS e dos Paços de Concelho

982
Edifício "Atlas Aveiro".
Comercio 780

O Executivo Municipal deliberou aprovar o projeto de execução e o lançamento do Concurso Público para requalificar a escadaria e os terraços junto ao edifício ATLAS, pelo valor base de 773.822,72€.

Considerando o avançado estado de degradação da zona referenciada, provocada essencialmente por falhas na impermeabilização e as deficientes condições de drenagem pluvial, com consequente insalubridade das lojas subjacentes, a Câmara Municipal de Aveiro decidiu avançar para uma importante intervenção de requalificação deste espaço público da Cidade.

O projeto prevê o reforço da impermeabilização e das lajes existentes entre a escadaria e o terraço, bem como nos três espaços comerciais do piso inferior, mantendo o projeto do Arquiteto Fernando Távora, mas reduzindo o encargo de manutenção e conservação nas zonas de canteiros e mitigando o aparecimento de musgos nas calçadas, resultantes do deficiente escoamento das águas pluviais e da menor insolação devido à orientação e sombreamento da envolvente, durante os meses de inverno.

Reabilitação do edifício dos Paços do Concelho

O Executivo Municipal deliberou autorizar a abertura do Concurso Público para reabilitação do Edifício dos Paços do Concelho, pelo valor base de 313.283€.

Construído no final do século XVIII, e intervencionado pela última vez em 1999/2000, a Câmara Municipal de Aveiro considera necessário proceder a uma obra de requalificação da cobertura, a impermeabilização dos terraços, a manutenção da sua estrutura em madeira, a limpeza do telhado e a recuperação das fachadas.

No que respeita à envolvente exterior, as maiores patologias apresentam-se ao nível das caixilharias em madeira e do seu reboco exterior, para a qual se prevê a correção da argamassa, a limpeza da pedra calcária, o restauro das madeiras e a pintura integral do edifício.

Em termos de interiores está prevista a reparação pontual dos tetos em gesso cartonado e o restauro dos pisos em madeira. No Salão Nobre está prevista a substituição dos apainelados de madeira danificados e a limpeza e verificação da conformidade do teto em madeira maciça.

Trata-se de uma obra fundamental para a boa manutenção do Edifício, evitando empreitadas de fundo a curto e médio prazo.

Câmara de Aveiro

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.