Aveiro: Reabertura dos espaços museuológicos / Dia Internacional dos Museus

600
Museu de Aveiro.
Dreamweb 728×90 – Video I

Na gestão dos serviços culturais da Câmara Municipal de Aveiro (CMA) e de apoio à Cultura, reabrimos os Museus de Aveiro na próxima segunda-feira, dia 18 de maio – tal como definido na Medida b) da Ação 15 da Fase 2 do “Programa de Ação de Apoio à Atividade Social e Económica da Câmara Municipal de Aveiro / Operação Anti Covid-19”, divulgado publicamente a 05 de maio.

Na reabertura dos Museus, a CMA vai garantir o respeito pelas disposições legais vigentes, nomeadamente as condições de higiene, a lotação dos espaços e o conveniente distanciamento físico, assim como a disponibilização de uma máscara a cada visitante.

Neste contexto e em referência ao Feriado Municipal e Dia de Santa Joana, Padroeira da Cidade e da Diocese de Aveiro (celebrado a 12 de maio), a CMA abrirá ao público de forma gratuita o acesso à Igreja de Jesus e ao Túmulo de Santa Joana durante todo o dia de segunda-feira, 18 de maio, com início pelas 10:00. Trata-se de uma ação simbólica (no último dia de assinalamento das celebrações do Feriado Municipal – 08 a 18 de maio), realizada tradicionalmente a 12 de maio, mas que este ano, devido ao combate à Pandemia Coronavírus / Covid-19 não foi possível realizar.

O Presidente da CMA, Ribau Esteves, fará também uma visita oficial a estes importantes elementos do Museu de Aveiro / Santa Joana, quando forem 10:45, em honra à Padroeira da Cidade e assinalando o Dia Internacional dos Museus, que neste dia se comemora.

Abertura dos Museus de Aveiro e Salas de Exposições

Segunda-feira, dia em que se assinalará também o Dia Internacional dos Museus como referimos, com entrada gratuita em todos os Museus de Aveiro, será também o dia de reabertura de todos os Museus de Aveiro (Ecomuseu Marinha da Troncalhada, Museu da Cidade de Aveiro e Museu Arte Nova), bem como do Espaço Turismo e Museus da CMA e das Salas de Exposições do Museu de Aveiro / Santa Joana e da Galeria do Edifício da Antiga Capitania.

No Museu de Aveiro / Santa Joana, será possível visitar até 22 de junho, a Exposição Aveiro Jovem Criador 2019, inaugurada a 22 de fevereiro de 2020. Trata-se da exibição de trabalhos realizados por jovens artistas, nas áreas de Audiovisual, Arte Digital, Escrita (poesia), Fotografia, Ilustração, Música e Pintura. Abertura de todos os museus de aveiro, entrada livre, dia internacional dos museus e sítios.

Por seu turno, a Antiga Capitania tem em exposição “Lauro Corado: Retrospetiva”. A mostra é composta por diversas pinturas a óleo do artista, pertencentes ao acervo municipal, representativos do virtuosismo técnico e nível artístico de Lauro Corado, que abordou as mais diversas temáticas na sua obra.

Apresentação de nova campanha promocional da Região Centro

Nesse mesmo dia 18 de maio, o auditório do Museu de Aveiro / Santa Joana recebe pelas 11h30, uma conferência de imprensa da Turismo Centro de Portugal (TCP), na qual participará o Presidente da CMA, juntamente com o Presidente da TCP, Pedro Machado e com o Gestor do Centro 2020 Jorge Brandão, sobre a apresentação da nova campanha promocional da Região Centro de Portugal, intitulada “Chegou o Tempo”.

A CMA assume nesta matéria especial responsabilidade cooperando com a TCP na criação de campanhas de marketing como esta, para a dinamização do turismo interno e espanhol, sobre o Centro de Portugal, a Região, a Cidade e o Município de Aveiro, sendo esta a primeira de várias ações que pretendemos realizar nos próximos meses.

Tal como já divulgado publicamente pela TCP “a campanha “Chegou o Tempo” pretende motivar os portugueses a visitarem a região Centro de Portugal, depois de meses confinados nas suas habitações”. Os pormenores serão revelados na conferência de imprensa.

Município de Aveiro

Publicidade, Serviços & Donativos