Aveiro: Reabertura da Avenida – Praça ao trânsito e ponto de situação das obras

10219
Avenida Lourenço peixinho (Foto de Teresa Soares).
Dreamweb 728×90 – Video I

A Câmara Municipal de Aveiro (CMA) vai reabrir ao trânsito automóvel, esta quarta-feira, dia 28 de abril, a zona da “Avenida-Praça” (entre a “Rotunda das Pontes” e o edifício do antigo Banco de Portugal) no sentido Estação da CP –» “Rotunda das Pontes” permitindo também a circulação no acesso à Avenida Dr. Lourenço Peixinho através da Rua Conselheiro Luís Magalhães.

Ao mesmo tempo está a ser implementada a primeira rotunda provisória no cruzamento da Rua Eng.º Oudinot com a Avenida Dr. Lourenço Peixinho, ativando desde já os dois sentidos de trânsito na Rua Eng.º Oudinot, facilitando os fluxos viários na Cidade criando uma nova capacidade de atravessamento.

Com a reabertura do trânsito na zona da “Avenida-Praça” e a criação da rotunda provisória no cruzamento com a Rua Eng.º Oudinot a Fase 2 (em obra) vai agora estender-se até ao cruzamento com a Rua Dr. Alberto Souto, no sentido “Rotunda das Pontes” –» Estação da CP, ativando os dois sentidos de trânsito na Rua Eng.º Silvério Pereira da Silva (onde se localiza a Casa Municipal da Cidadania) servindo este arruamento de alternativa ao acesso envolvente ao Mercado Manuel Firmino que passa a ser usada dado que nesta fase o tráfego que circunda o Mercado Manuel Firmino não vai poder entrar na Avenida junto ao Edifício Avenida (este acesso ficará cortado pela nova frente de obra).

Neste momento e com os trabalhos a aproximarem-se do fim na Fase 1, já é possível observar a valorização da estátua ao Soldado Desconhecido, com o seu reposicionamento, a ampliação do espaço público pedonal, a redução do espaço para a circulação automóvel que será complementado com a diminuição da velocidade permitida para 30 km/h.

Ao nível das redes de infraestruturas deu-se início à construção da nova rede de drenagem de águas pluviais, eliminaram-se ligações ilegais (e antigas) de esgotos à rede de águas pluviais com descarga na Ria, foram removidas condutas de distribuição de água em fibrocimento, numa extensão de cerca de 400 metros, procedendo-se à sua substituição e deu- -se início a colocação do novo sistema de iluminação pública. Foram ainda realizadas intervenções pontuais na rede de gás.

Nesta primeira fase, a CMA decidiu transplantar todas as árvores que necessitavam de ser deslocalizadas, dado ser a época do ano mais favorável para estas operações. As replantações aconteceram para vários espaços verdes do Município, como é o Parque da Cidade de Aveiro (desde a Baixa de Santo António ao Parque dos Amores) ou o novo Parque Aventura, em Esgueira. Com a qualificação deste espaço central da Cidade, a Avenida passará a ter 144 árvores, mais 75 do que as 69 que tinha no início da obra.

A obra de requalificação urbana da Avenida Dr. Lourenço Peixinho é um investimento da CMA de 4.207.972,41€, que está a ser executado pela empresa Manuel Francisco de Almeida, S.A., registando um bom exercício de execução e compatibilização com a vida da Avenida, reiterando por esta via o agradecimento pelo contributo e a reiterada solicitação à compreensão de todos.

Câmara de Aveiro

Publicidade, Serviços & Donativos