Aveiro: Quase dois milhões de euros para reabilitar a EN 109 no troço de Cacia

4304
Antiga EN 109, Cacia, Aveiro.
Comercio 780

A qualificação urbana da nova Avenida Europa, antiga EN 109, no troço Cacia, seguiu para concurso público por quase dois milhões de euros.

O executivo deliberou na sua reunião desta sexta-feira aprovar o projeto de execução e autorizar o lançamento da obra .

A qualificação urbana da antiga EN 109 no centro urbano de Cacia abrange um troço de 2,2 quilómetros entre o cruzamento com a Rua Vale Caseiro (cruzamento da Vulcano) e a nova variante de Cacia (junto à The Navigator Company).

O concurso público tem como valor base cerca de 1,963 milhões de euros , a que acrescerá IVA.

“A empreitada tem como objetivo principal a adaptação da antiga estrada nacional à vivência citadina, dando prioridade à segurança do peão, redução da velocidade de circulação automóvel e ao tratamento do espaço público”, refere um comunicado.

Segundo a edilidade, “o projeto prevê a criação de passeios e passadeiras elevadas e a promoção do desvio da circulação de pesados para vias alternativas atualmente existentes. Será também reformulada toda a rede de iluminação pública e construída uma rede para drenagem de águas pluviais”.

O executivo deu luz verde também à requalificação do Bairro do Carramona, em Esgueira, num concurso público orçado em 426.027 euros (+ IVA).

A obra vai abranger as ruas Padre Manuel Marques Ferreira, Dr. Artur Alves Moreira, Manuel Melo Freitas e D. Domingos Fernandes.

“O projeto, já aprovado, tem em vista a reorganização e reabilitação dos espaços destinados ao peão, estacionamento automóvel e espécies arbóreas ali existentes, bem como a requalificação da via e a renovação das infraestruturas”, informa a autarquia.

Publicidade, Serviços & Donativos

Comercio 780