Rui Soares Carneiro, à esquerda, perde a "confiança" do PS de Aveiro.

Rui Soares Carneiro, vereador eleito pelo PS na Câmara de Aveiro, a quem a concelhia retirou a “confiança política” na sequência de declarações sobre o processo autárquico, diz que foi vítima da forma como tem exercido o cargo, que assumiu por via de substituição.

Artigo relacionado

Concelhia do PS de Aveiro retira “confiança política” ao vereador Rui Soares Carneiro

“É um problema quando ódios de estimação pessoais se transformam em ódios políticos, porque eles tendem a resvalar para o público, mas esse foi o objetivo último de meia dúzia que sempre contestaram uma determinada forma de ser e de estar”, refere num texto partilhado nas redes sociais com o título “É a política, estúpido!”.

A retirada de “confiança política” resulta, na opinião do eleito, numa “postura em prejuízo para o partido — e, principalmente, para os próprios envolvidos —, nomeadamente quando se lançam tiros de pólvora seca em público, mas internamente se continua a aguardar pela consequência de tais incumprimentos dos estatutos”.

Afirmações consideradas pelo vereador como “perfeitamente banais, sem acréscimo de novidades para o espectro eleitoral e num simples exercício de estímulo eleitoral para os cidadãos Aveirenses” com reações e tomadas de posição da concelhia que “em nada contribuíram para o debate público, para a campanha política, nem tão-pouco para o próprio partido”.

O vereador presta um novo esclarecimento contextualizando as declarações que motivaram críticas internas e garante que continuará “ativo e participativo, e sempre em comunidade.”

Discurso direto

“Afirmo, de forma clara e inequívoca, que nunca reuni nem solicitei apoio formal ou institucional a qualquer partido, seja da esquerda ou da direita. Infelizmente, há quem procure “fazer-se notar” à custa de outros, mesmo quando se trata de alguém que, durante a última década, foi sistematicamente descredibilizado, desmentido e contestado pelo PS em Aveiro — e que agora aparece a gozar de um alegado aval de confiança por parte de quem alimenta narrativas sem fundamento.
O Secretariado do PS Aveiro considerou ainda lesivo para si, o facto de eu não ter assumido naquela notícia, uma posição clara de apoio à candidatura do PS à Câmara Municipal de Aveiro, não compreendendo o raciocínio, ou exercício filosófico, exposto — o qual era dirigido aos eleitores não socialistas. Não percebendo os responsáveis partidários que é necessário estimular aqueles que possam ter um cartão de militante ou simpatia política diferente, já que a base eleitoral histórica do PS em Aveiro não chega para ganhar eleições. É igualmente importante olhar para todas as pessoas que compõem as listas, porque nenhum cabeça-de-lista vence sozinho: precisa de uma equipa com quem os eleitores se identifiquem” – Rui Soares Carneiro.

Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.

Publicidade e donativos

Está a ler um artigo sem acesso pago. Pode ajudar o jornal online NotíciasdeAveiro.pt. Siga o link para fazer um donativo. Pode, também, usar transferência bancária, bem como ativar rapidamente campanhas promocionais (mais informações aqui).