Aveiro: PS questiona andamento de obras e projetos / Presidente garante nível elevado de execução

1047
Reunião da Câmara de Aveiro (28/10/2022).

O PS não vê a Câmara de Aveiro “a todo o vapor” como tem sido propalado pelo líder do executivo.

O vereador Rui Soares Carneiro aproveitou a reunião camarária pública desta quinta-feira para, em jeito de balanço de 2022 e perspetivas de novo ano, neste caso tendo por base o plano de atividades, apontar diversos projetos que, na sua ótica, contrariam o nível da confiança expresso pela maioria.

O eleito socialista referiu-se à existência de “situações pendentes, atrasadas e casos de de problemas em concurso”.

Questionou o andamento do novo pavilhão desportivo e da nova piscina, as obras necessárias no estádio, a reabilitação do mercado de Santiago e a construção da segunda ponte junto às eclusas.

Rui Soares Carneiro apontou, também, a estratégia de multiculturalismo, a revisão do Plano Municipal de Emergência, a Estratégia Local de Habitação, o plano de pormenor do Centro, a obra no Museu de Aveiro, os projetos de mobilidade elétrica, em especial a ‘Buga 2’,  assim como obras de qualificação e vias urbanas “que têm ficado pendentes”.

“A nossa avaliação leva a chamar a atenção, são investimentos importantes. Os aveirenses aguardam concursos e obras”, sublinhou o vereador.

Presidente garante que 2023 com “nível muito alto” de execução

Na resposta, Ribau Esteves não deu razão às preocupações do eleito socialista, fez um ponto de situação praticamente caso a caso das intervenções aludidas e assegurou que a taxa de execução será elevada.

“Tenha a certeza absoluta que o plano aprovado com voto contra do PS está em trabalho intensíssimo para ser executado. Será a 100 % ? Realisticamente não, mas de certeza absoluta será a um nível muito alto. Depois temos de gerir, dada a dimensão plurianual muito marcada”, garantiu o edil, desvalorizando “a aflição” do socialista. “Não pense que são os seus discursos que estimulam mais ou menos, é como se não tivesse dito nada”, acrescentou, sem deixar de notar “as contradições” do PS por ter votado contra o plano onde as obras em causa surgem.

Ponto de situação

Pavilhão » “Em ajustes finais de projeto” para pareceres e lançar a concurso no primeiro trimestre;

Piscina » “Atos preparatórios” para contratar projetista;

Reabilitação do EMA » Já com relatórios técnicos profundos. “A fechar por onde devemos começar no quadro das varias patologias. Não há capacidade nem justificação para ‘mega obra’ de manutenção”;

Mercado Santiago » “Notas finais de projeto”, prepara-se o lançamento de concurso para o primeiro trimestre de 2023;

Segunda ponte junto às eclusas » “O projeto tem algumas fragilidades, ainda não estabilizado nas competências técnicas”. Pondera-se a revisão do projeto para lançar o concurso no primeiro trimestre de 2023;

Política de multiculturalismo » Arranque em 2023;

Estratégia Local de Habitação » A terminar a versão final a entregar na Câmara para sujeitar a inquérito público, embora o prestador de serviços esteja “condicionado pelas lógicas governamentais em que tudo é bonito, mas não há exemplos para dar”,

Museu de Santa Joana » Apesar do “fracasso” na escolha da arquiteta o “calvário” da elaboração do projeto está “quase terminado”. Câmara procura financiamento no Portugal 2030 para a qualificação;

‘Buga 2’ » Já foi ‘esticado’ tudo que é o prazo legal de entrega das bicicletas e sistema de gestão. Encontra-se em fase de multas. “Se não correr bem, no inicio ano a Câmara irá para tribunal e exigir uma indemnização que será bem avultada”.

Discurso direto

“2023 vai ser um excelente ano. Com mais ou menos chuva, vamos conseguir concretizar a esmagadora maioria dos objetivos do Plano e Orçamento” – Ribau Esteves.

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.

Comercio 780