Aveiro: PS propõe desnivelar rotunda ‘do Rato’ para melhorar fluidez do trânsito

6119
Rotunda da 'Policlínica', Aveiro.
Comercio 780

O PS entende que está na altura da Câmara “olhar” para a rotunda ‘da Policlínica’, conhecida localmente também como ‘do Rato’, no âmbito da requalificação da antiga 109.

O vereador Manuel Oliveira de Sousa, que falava na reunião pública do executivo, esta quinta-feira, disse que “ está muito difícil de transpor” aquele local, sugerindo a possibilidade de se estudar “um desnivelamento”.

“Deixamos a proposta no âmbito do que está a ser feito para a antiga 109. Neste momento, o trânsito na zona parece demasiado intenso”, afirmou o eleito socialista.

Ainda do PS, a vereadora Joana Valente deixou outro alerta sobre trânsito relacionado com a obra dos acessos ao futuro supermercado Mercadona, recomendando medidas para “garantir a segurança pedonal na obra” em curso.

Na resposta, o presidente da Câmara adiantou que, excetuando intervenções em ‘pontos negros’ (cruzamentos a transformar em rotundas), não se prevê mexer na ‘Policlínica’. O que ficará para uma fase posterior.

“Tem falta de fluidez e existem conflitos no trânsito, mas secundarizamos. O investimento seria enorme, só a deslocalizar os postos de energia elétrica”, referiu Ribau Esteves.

“A perspetiva” é que a intervenção futura “não se restrinja à rotunda, mas vá até ao cruzamento de Esgueira e Azurva e ao nó do parque de feiras”, explicou.

A norte, existem problemas com a limitada largura da passagem superior sobre a Linha do Vouga, e a necessidade de abrir “uma entrada e saída na mão” a seguir do lado de Esgueira para entrar nas escolas e Unidade de Saúde Familiar.

Quando aos trabalhos em curso para criar acessos ao Mercadona, garantiu “todos os cuidados possíveis” na segurança das limitações de trânsito aplicadas. “Já não era um troço amigável para bicicletas e pessoas, agora que está em obra querer ter essas condições não é possível. Tem de ter menos condições”, assumiu.

“Ponderámos cortar totalmente e com desvios a obra andava mais depressa, mas achámos melhor compatibilizar”, acrescentou.

Segundo Ribau Esteves, o mesmo sucederá com as obras das contrapartidas viárias pela ampliação do centro comercial Glicínias, no troço até à rotunda São Bernardo. “A proposta era corte total de vários meses”, mas também não foi aceite.

“Por isso, alertamos para as pessoas circularem com mais cuidado do que é normal. Há alternativas para quem não quiser demorar tanto tempo”, concluiu o edil.

Publicidade, Serviços & Donativos