Aveiro: ‘Praça do Peixe’ passa para sociedade que tem presidente do SC Beira-Mar como sócio

5826
Mercado José Estêvão / 'Praça do Peixe', Canal de São Roque, Aveiro.
Dreamweb 728×90 – Video I

A Câmara de Aveiro deliberou, na sua reunião privada realizada esta quinta-feira, por unanimidade, adjudicar à empresa Prateado Boémio, Lda. a nova concessão do Mercado José Estêvão, que deixará de ter venda de peixe fresco no rés-de-chão, mantendo o restaurante no espaço superior.

A proposta vencedora propôs-se pagar uma renda mensal de 12.617,89€ (+IVA) durante os 10 anos do prazo de concessão. O valor ‘bateu’ largamente as outras duas propostas analisadas, que foram de 3.600 euros e 5.148 euros. O preço base do concurso era de 3.000 euros por mês.

A decisão do júri motivou reclamações dos dois concorrentes preteridos, que foram indeferidas.

O concurso público recebeu propostas de quatro concorrentes, uma das quais foi excluída por motivos formais.

Afonso Miranda, com atividade empresarial ligada aos passeios de barcos moliceiros nos canais citadinos e alojamento, atual presidente do SC Beira-Mar, é um dos novos ‘donos’ do emblemático ‘Mercado do Peixe’.

A sociedade formada para o concurso público é composta, ainda, pelos sócios Roberto Almeida, Mário Santos, Antero Santos & Santos Lda. e Ana Ferreira Esteves.

A Câmara de Aveiro lembrou em comunicado que pretende ver o espaço assumir “uma nova dimensão na prestação de serviços gastronómicos e culturais, mantendo o propósito da exploração do setor da restauração e dando ao seu rés-do-chão uma ambiência de esplanada coberta integrada numa única operação de gestão”, onde serão instalados quiosques e palco de animação.

Quanto à funcionalidade de venda de peixe, que ainda está em operação, será integrada como um novo serviço no Mercado Manuel Firmino, “valorizando e centralizando desta forma a venda de produtos frescos num único local, espaço central da Cidade de Aveiro, com mais e melhores opções de gestão do fluxo de clientes e de circulação e estacionamento automóvel”.

A autarquia tem já em curso obras de adaptação do Mercado Manuel Firmino para acolher, nos próximos meses, os vendedores de peixe do Mercado José Estêvão interessados em mudar.

Mercado Manuel Firmino, Aveiro.

Artigo relacionado

Aveiro: Câmara prepara adjudicação da concessão da ‘Praça do Peixe’

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.

Comercio 780