Aveiro: Pela manutenção das Extensões de Saúde

1713
Nossa Senhora de Fátima, Aveiro.

Esta semana poderá ter sido a face mais visível de uma questão que se arrasta há anos e para a qual a Junta de Freguesia de Requeixo, Nª Sra. de Fátima e Nariz não tem sido indiferente, pois foi retirado equipamento das Extensões de Saúde de Nariz e de Requeixo.

Dirigimo-nos hoje a vós num apelo sentido de auxílio. Há vários anos que a Freguesia de Requeixo, Nª Sra. de Fátima e Nariz se tem deparado com questões problemáticas em matéria de saúde, mas a situação tende agora a agravar-se.

A organização do serviço de saúde na Freguesia, como de resto em todo o país, é do âmbito do Ministério da Saúde, neste caso do ACeS do Baixo Vouga. Não obstante, a Junta de Freguesia, embora sem qualquer poder de decisão direta sobre esta matéria, tem sido ao longo dos anos uma peça fundamental para o bom funcionamento do serviço no que respeita à permanente disponibilidade de recursos físicos e humanos.

As Extensões de Saúde de Requeixo, Nª Sra. de Fátima e a de Nariz, em conjunto com a Extensão de Saúde de Eixo, fazem parte de um agrupamento denominado UCSP Aveiro 2 cuja coordenação se encontra em Eixo. Desde março que os serviços de saúde da nossa Freguesia estão concentrados temporariamente em Nª Sra de Fátima devido à pandemia que assolou o país.

Formalmente, quer por contactos escritos quer presenciais, a Junta de Freguesia tem tido a oportunidade de lutar pelos interesses dos utentes junto do ACeS do Baixo Vouga que, mais recentemente, optou por ignorar por completo todas as interpelações da Junta de Freguesia.

Naturalmente o cidadão comum desconhece estes meandros e está, por vezes, desprovido de informação para poder avaliar a situação corretamente o que tem valido opiniões altamente injustas e com falta de verdade face à postura da Junta de Freguesia. Esta semana poderá ter sido a face mais visível de uma questão que se arrasta há anos e para a qual a Junta de Freguesia não tem sido indiferente, pois foi retirado equipamento das Extensões de Saúde de Nariz e de Requeixo.

Esta terá sido a “gota de água” deste desprezo completo à Junta de Freguesia na medida em que, sem qualquer aviso prévio ou consentimento da Junta de Freguesia, funcionários do Ministério da Saúde transportaram para Eixo, sob orientação direta do ACeS do Baixo Vouga, material de saúde instalado na Freguesia, em edifícios da autarquia onde estão (estavam) instalados os serviços de saúde. Perante esta situação a Junta de Freguesia agiu de imediato e a informação informal que nos foi transmitida foi que esta seria uma situação temporária, o que não se acredita que acontecerá.

Posto isto, a Junta de Freguesia tomou a decisão de tornar público através de comunicado a realidade das ações de quem coordena, muito embora, por uma questão de ética, não será correto da parte da Junta de Freguesia aprofundar publicamente esta questão. Desse comunicado consta a seguinte informação que se reitera:

– Em momento algum a Junta de Freguesia foi consultada ou informada relativamente à retirada de equipamentos de ambas as Extensões de Saúde de Requeixo e de Nariz;
– Após contacto com o coordenador do serviço foi-nos informado que esse material foi deslocado para Eixo por indicação do ACeS do Baixo Vouga;
– Por várias ocasiões a Junta de Freguesia teve oportunidade de questionar o Aces Baixo Vouga sobre a coordenação do serviço de saúde na Freguesia;
– Nunca obtivemos por parte do ACeS qualquer esclarecimento;
– A Extensão de Saúde de Nª Sra de Fátima não reúne condições para concentrar todos os serviços da Freguesia.

Em face desta realidade a Junta de Freguesia apoia incondicionalmente a população da Freguesia de Requeixo, Nª Sra. de Fátima e de Nariz no sentido da manutenção em funcionamento das três Extensões de Saúde.

Assim, propôs a realização de abaixo-assinado no sentido da manutenção dos direitos dos utentes da Freguesia, designadamente a manutenção em funcionamento das três Extensões de Saúde. Esse abaixo-assinado está disponível para assinatura de todos quantos pretendam colaborar nos serviços administrativos da Junta de Freguesia e no comércio local.

É do entendimento desta Junta de Freguesia que o caminho certo será a união de todos – Requeixo, Nª Sra. de Fátima e Nariz pois, na génese, o problema instalado é transversal a toda a Freguesia. Defende-se afincadamente a manutenção em funcionamento das três extensões de saúde atendendo não só à idade dos utentes como também a uma política de fixação de serviços nas localidades. O caminho é e será tenebroso mas apenas com união conseguiremos atingir os nossos objetivos.

Bem hajam pelo reconhecimento da importância da situação apresentada.

Executivo da Freguesia de Requeixo, Nª Sra de Fátima e Nariz, concelho de Aveiro.

Publicidade, Serviços & Donativos