Aveiro participou na 5.ª Edição do Fórum das Cidades

933
'Cais do Sal', Aveiro.
Comercio 780

O Presidente da Câmara Municipal de Aveiro, Ribau Esteves, participou na 5.ª Edição do Fórum das Cidades de Madrid, sob o tema: “Projetos Urbanos das Cidades Ibéricas”, que se realiza no IFEMA, em Madrid, Espanha.

Ribau Esteves dará testemunho do bom exemplo de Aveiro na gestão da sua orla costeira, no contexto dos impactos provocados pelas alterações climáticas, levando até Madrid o modelo de gestão das marés na Ria de Aveiro, o recentemente qualificado Cais do Sal (antiga Estrada Dique), que vem garantir a proteção a longo prazo do Centro da Cidade de Aveiro a perigos de cheias e inundações, o desassoreamento da Ria de Aveiro e do projeto para a Defesa Primária do Baixo Vouga Lagunar, entre outros.

Neste evento, participam as Cidades da Rede Cencyl, sendo que para além de Aveiro, estarão também representadas as Cidades de Viseu, Ciudad Rodrigo, Salamanca e Valladolid, para exporem as suas diferentes iniciativas de combate aos desafios climáticos no contexto da descarbonização e neutralidade climática urbana.

A quinta edição do Fórum das Cidades de Madrid 2022, organizado pelo IFEMA Madrid, no seu parque de exposições, de 14 a 16 de junho, conta com uma programação intensa. No IFEMA, em apenas três dias, será possível assistir a 50 mesas redondas, englobadas em 24 sessões temáticas e quatro eixos de debate: Planificação Urbana, Renaturalização, Cidades para habitar e Economia circular.

Por outro lado, o financiamento de projetos urbanos, a qualidade de vida das pessoas e o intercambio de boas práticas, são as grandes linhas transversais, presentes ao longo de todo o programa.

O que é a Rede Cencyl?

A Rede de Cidades Cencyl é um projeto apoiado pela União Europeia, que junta as cidades do Centro de Portugal e de Castela e Leão próximas do eixo rodoviário E-80 (A 25-A62), nomeadamente Aveiro, Figueira da Foz, Coimbra, Viseu, Guarda, Ciudad Rodrigo, Salamanca e Valladolid, em cooperação e com um modelo de gestão transfronteiriça, para fazer frente aos principais desafios e oportunidades de desenvolvimento sustentável e de alterações climáticas no espaço urbano.

Câmara de Aveiro

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.