Aveiro: Obras no parque escolar em Eixo e Eirol bem encaminhadas

729
Parque escolar de Eixo e Eirol (foto partilhada pela CM de Aveiro).

As obras no parque escolar motivaram uma atenção especial da Câmara de Aveiro na deslocação à freguesia de Eixo e Eirol, esta manhã, no âmbito de um périplo concelhio para fazer o ponto de situação de intervenções municipais e não só.

A requalificação da Escola Básica de Azurva “aproxima-se da fase final”, num investimento previsto de 1,5 milhões de euros que permitiu criar mais uma sala de ensino pré-escolar e uma zona de biblioteca. As quatro salas de aula atuais afetas ao 1.º Ciclo, estão também a ser reabilitadas, refere um comunicado.

Já a construção da nova Escola Básica de Eixo do 1º Ciclo “está em pleno desenvolvimento”. Orçada em 1,4 milhões de euros, fica localizada no perímetro da Escola Básica de 2º e 3º Ciclo, entre o edifício da EB 2,3 e o pavilhão gimnodesportivo. O projeto prevê a criação de uma portaria única para todo o recinto, espaços cobertos adjacentes à sua envolvente exterior, bem como a construção de um novo polidesportivo na frente norte do recinto escolar, onde existe atualmente o edifício da escola básica, que será demolido. O novo edifício terá oito salas de aula e vai destacar-se pela eficiência energética, com a implementação de materiais adaptados à necessidade de conforto e bem-estar de alunos, pessoal docente e não docente.

A obra de construção de uma nova ponte no rio Vouga encontra-se em fase de adjudicação e a requalificação do Parque da Balsa aguarda a entrega do projeto. A Câmara lembra que “pretende, com a requalificação do parque e do polidesportivo, dotar o espaço de novas infraestruturas adaptadas aos mais novos e aos mais velhos, apostando em materiais resistentes às condicionantes climatéricas e à subida das águas do Rio Vouga, principalmente no período de inverno.”

“Em desenvolvimento” estão, ainda, empreitadas previstas no Contrato Interadministrativo de Delegação de Competências com a Junta de Freguesia de Eixo e Eirol: construção do Parque Infantil das Rodadas (30.000 euros) e a intervenção no Cemitério Velho de Eixo (30.000 euros).

A nota de imprensa dá conta, ainda, que presidente da Câmara, Ribau Esteves, visitou em Carcavelos, a área de implantação do chamado ‘Eixo Rodoviário Aveiro – Águeda’, “que será fundamental para a retirada de trânsito do centro urbano das localidades de Eixo e de Eirol, com claros benefícios para a qualidade de vida das comunidades circundantes e para o seu próprio desenvolvimento urbano.”

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.