Aveiro: Novas obras no Museu de Santa Joana entram na fase de projeto

1595
Museu de Aveiro.
Smartfire 728×90 – 1

O executivo camarário deliberou aprovar, esta quinta-feira, na sua reunião privada, a abertura do procedimento por ajuste direto para a contratação da elaboração do projeto de execução da reabilitação do Museu de Aveiro/Santa Joana, pelo valor de 169.750 euros.

A obra tem “um valor investimento global de aproximadamente 2 milhões de euros e tem assegurado financiamento do PO Centro 2020 no valor de 1,6 milhões de euros”, informa a edilidade.

Esta fase inclui uma intervenção estrutural profunda na Igreja e no Claustro do Mosteiro de Jesus, correspondendo à parte monumental que não foi alvo de qualquer intervenção anterior.

São tidos como “imperativos” trabalhos de consolidação estrutural das paredes, cobertura, revisão de todas as redes e infraestruturas. Nas restantes áreas, as obras serão focadas na resolução de patologias específicas, em particular as relacionadas com os corpos sensíveis à variação do grau de humidade ambiente, potenciando assim o circuito de visitação.

A segunda fase da reabilitação, que se desenvolverá em momento posterior, destina-se ao restauro do património artístico.

No âmbito da empreitada, será formalizado num protocolo de cooperação entre a Câmara e a Direção Regional de Cultura do Centro, para a gestão desta operação, “dados os valores culturais e os compromissos formais existentes, que integram também a Autoridade de Gestão do PO Centro 2020”.

A última obra profunda de conservação do Museu ocorreu entre 2006 e 2008, tendo sido escassas as intervenções de conservação e restauro realizadas posteriormente. A vistoria efetuada em 2016 “confirmou a deterioração de espaços e equipamentos, que levam à necessidade de realização de uma obra de grande dimensão”.

A reabilitação do Museu, segundo explica a edilidade, “faz parte da estratégia e opção política de gerir com qualidade e investimento os Museus de Aveiro, no âmbito de uma operação devidamente integrada no trabalho de desenvolvimento cultural e promoção turística” que tem vindo a executar.

Publicidade, Serviços & Donativos