Aveiro / Música: O projeto MONITOR vai ajudar a lançar novos projetos

839
Teatro Aveirense.
Smartfire 728×90 – 1

O projeto MONITOR, inserido no âmbito do programa Cultura em Tempos de (In)Certeza, da Câmara Municipal de Aveiro (CMA) e na programação do Teatro Aveirense, vai permitir que três projetos musicais (dois de Aveiro e um de outra localidade de Portugal) tenham um acompanhamento de mentoria durante um período de sensivelmente um ano por especialistas da indústria musical com vista a desenvolver e implementar estratégias de crescimento, adquirir conhecimento aprofundado do sector e receber ferramentas para uma boa gestão de carreira.

A CMA vai também apoiar cada projeto com 2.000€ para a gravação de um disco, elaboração de videoclipes ou fotos promocionais, estabelecendo pontes com parceiros locais nas áreas do áudio e do vídeo.

Apresentação pública do projeto

A apresentação ao público e à imprensa acontece no dia 19 de Setembro pelas 17:00 no Teatro Aveirense e também pode ser acompanhada em direto no Facebook do Município de Aveiro e do Teatro Aveirense. Esta apresentação contará com a atuação de Conjunto!Evite e Chinaskee, dois jovens projetos do panorama musical nacional, seguida de uma conversa entre os membros das duas jovens bandas e dois nomes incontornáveis da música nacional: Tim (Xutos e Pontapés) e Miguel Angelo (Delfins).

A entrada é livre, mediante o levantamento de bilhete a partir de 17 de setembro no Teatro Aveirense, no horário da bilheteira ou no próprio dia 19, a partir das 16h00 no ATLAS AVEIRO.

Esta iniciativa insere-se no Plano Estratégico para a Cultura 2019-2030 da Câmara Municipal de Aveiro, nomeadamente no seu Eixo 1 (Criação), e tem o selo do projeto Aveiro 2027 – Cidade Candidata a Capital Europeia da Cultura.

Um projeto de superação para músicos emergentes

A atual pandemia veio trazer problemas graves a todo o tecido cultural. Os artistas mais jovens, em início de carreira, não são exceção. Importa apoiá-los e motivá-los a ultrapassar este primeiro grande obstáculo de forma a garantir que o País não perde toda uma nova geração de criadores, certamente representantes da vanguarda artística em Portugal.

O projeto MONITOR consiste na mentoria de artistas a solo ou bandas em início de carreira em todos os seus aspetos estratégicos e comerciais, na área da música. A génese criativa e a execução ao vivo não serão abordadas aqui e os candidatos devem ter essa área já solidificada. Pretende-se dar ferramentas e acompanhamento a jovens artistas que sejam músicos e autores que lhes permita desenvolver uma estratégia de crescimento no atual mercado.

A responsável por este projeto de mentoria será Rafaela Ribas (manager e agente, sócia gerente da agência aFirma), a gestão, organização e produção do projeto é da responsabilidade da Teatro Aveirense, e contará com o apoio de 11 especialistas em várias áreas do sector cultural, sendo a mentoria adaptada ao grau de conhecimento e desenvolvimento de cada artista/projeto.

O acompanhamento vai passar primeiramente pela teoria relacionada com a indústria musical em Portugal (players, contratos, remunerações), o marketing musical (tradicional e digital), a comunicação, a marcação de concertos e tours, os direitos de autor e os direitos conexos, seguindo-se o apoio na definição de uma estratégia para todos esses níveis do projeto em questão.

No final do processo, os projetos selecionados terão a oportunidade de se apresentar ao vivo no âmbito da programação do Teatro Aveirense, entre julho e setembro de 2021.

Publicidade, Serviços & Donativos