Aveiro lança ‘Desafio da Mobilidade’

2062
Bicicleta Interbike, fabrico nacional.
Dreamweb 728×90 – Video I

No âmbito da iniciativa Aveiro Tech City, a Câmara Municipal de Aveiro apresenta o ‘Desafio da Mobilidade’ em parceria com três associações locais: NBICLA – AAUAv, Ciclaveiro e Cicloeixo.

Os objetivos deste desafio são:

a) Melhorar a qualidade de vida de quem se desloca a Aveiro para trabalhar, viver e conhecer, através do uso de tecnologia e soluções criativas e disruptivas;

b) Promover o uso da bicicleta numa região já atualmente reconhecida pelo uso significativo deste meio de transporte;

c) Promover o aumento do uso da bicicleta de uma forma sustentada, tendo em conta a segurança dos seus utilizadores e a adequação das infraestruturas urbanas a esta opção de mobilidade;

d) Tornar a componente tecnológica associada à estratégia Aveiro Tech City mais percetível ao cidadão comum, através de atividades com impacto real na sua qualidade de vida, recolhendo informação e dados que permitem à Câmara Municipal de Aveiro melhorar os trajetos usados por bicicletas e monitorizar o comportamento dos seus utilizadores, integrando ainda toda esta informação na plataforma de dados urbanos do município.

Esta iniciativa contempla a distribuição de 180 equipamentos See.Sense Ace Rear, uma luz de bicicleta com vários sensores instalados (800 gravações/segundo), permitindo detetar e reconhecer riscos e situações com maior intensidade de trânsito, aumentando a luminosidade e ritmo da intermitência, gerir o nível de luz consoante a altura do dia e o nível de bateria existente e com um raio de visibilidade até 1,5kms de distância.

Por outro lado, os sensores irão recolher vários tipos de dados que poderão ser transferidos para uma plataforma de análise. Essa informação permite à autarquia analisar os trajetos usados pelos utilizadores de bicicletas, receber informação sobre as condições do asfalto, da infraestrutura urbana e dos potenciais perigos para os ciclistas.

O ‘Desafio da Mobilidade’ decorrerá entre dezembro 2019 e dezembro 2021 e estará aberto à participação de qualquer pessoa a partir de 16 anos, com smartphone com dados e bicicleta própria.

As inscrições estão abertas até ao dia 30 de novembro através do preenchimento do formulário disponível aqui e a participação terá um custo simbólico de 5€.

Publicidade, Serviços & Donativos