Aveiro: Já está disponível o programa do Festival dos Canais de 2020

8849
Festival dos Canais (arquivo).
Comercio 780

O ‘Festival dos Canais’ regressa este mês à cidade de Aveiro com uma “edição especial, adaptando-se às limitações impostas pelo combate à pandemia do Covid-19”.

Segundo a edilidade local, estão agendados eventos para os fins de semana de 16 a 19 e de 24 a 26 de julho.

“Mantêm-se, no entanto, as principais características do evento, continuando a ser um festival de rua, totalmente gratuito, que envolve a população e procura surpreender o quotidiano dos aveirenses através de música, performance, novo circo, vídeo e instalações, entre outras áreas artísticas, podendo-se contar com várias estreias”, refere a organização a apresentar a quinta edição do evento.

A Câmara reduz o orçamento em 56%, passando de um programa orçado em 500.000 em 2019 para 220.000 euros, “procurando um bom equilíbrio entre a qualidade e a necessidade de redução da dimensão dos espetáculos e aumento da segurança para todos os espectadores e participantes.”

Destaques

Concertos na Praça do Marquês

Com Dino D’Santiago (dia 18), Cuca Roseta (dia 24) e o saxofonista Henk Van Twillert com Hélder Moutinho (dia 25). Cine-concerto “Surdina”, uma tragicomédia do realizador Rodrigo Areias com música de Tó Trips. O argumento é de Valter Hugo Mãe (dia 16, no Conservatório de Música de Aveiro Calouste Gulbenkian). No Claustro da Misericórdia, a Orquestra Filarmonia das Beiras tem três atuações agendadas para os dias 19, 25 e 26, às 18:30.

Estreias

Novo espetáculo de João Paulo Santos, intitulado “O Outro”, num regresso ao Festival de uma das figuras mais destacadas do novo circo nacional. Nova criação da companhia Red Cloud Teatro de Marionetas.

Percursos

“Wave Shape”, dias 18 e 19 às 21:30, é uma fusão de escultura, som, instalação e dança na qual a água é protagonista e que irá ser desfrutada ao longo do canal central. “Walkduct” é uma caminhada performativa em modo lunar, resultante da colaboração do cientista Bernard Foing com artistas de Aveiro.

Instalações no espaço público

O projeto City Lab irá trazer as obras “Totems”, de Alijia Biala e Iwo Borkowicz (Jardim do Rossio), e “We Are All in the Same Boat”, de Samuel Zealy (Parque da Cidade, no lago).
Na escadaria do Edifício Távora, conte-se com “Beam Reach II”, de Pavla Beranová, numa parceria com o festival aveirense PRISMA – Art Light Tech.
Entre a instalação e a performance está “Água”, uma criação de Circolando.
São ainda várias as intervenções de Maria Matina no Festival dos Canais, numa conjugação de instalações, performances, jogos e conteúdos educativos.

Mais informação sobre o programa do Festival dos Canais de 2020

Publicidade, Serviços & Donativos