Aveiro/ Hospital: Serviço de Gastrenterologia com novas instalações para endoscopias

2279
Hospital de Aveiro.

Após três meses e meio de obras, são hoje inauguradas as novas instalações da área de endoscopia do Serviço de Gastrenterologia, que se situa na Unidade de Tratamento de Ambulatório (UTA), do Hospital de Aveiro.

O espaço inclui duas salas de endoscopia, uma sala de reprocessamento, com três máquinas de lavagem, com capacidade para desinfeção de cinco endoscópicos em simultâneo, entre outros serviços de apoio.

Segundo informa o Centro Hospitalar do Baixo Vouga (CHBV), foram também adquiridas duas torres de endoscopia “de última geração, com endoscópios de alta definição, que além da melhor qualidade de imagem, permitem realçar imagens endoscópicas, através de um sistema de imagem avançado”, a NBI (“Narrow- Band Imaging”).

“As novas instalações da área endoscópica possibilitam ainda a realização de exames com insuflação de dióxido de carbono, em vez de ar ambiente, que proporcionará exames menos dolorosos e mais confortáveis”, adianta a unidade hospitalar.

A área da pequena cirurgia também foi alvo de remodelação, com criação de uma sala de recobro.

A requalificação das instalações afetas ao Serviço de Gastrenterologia vai possibilitar o início de rastreio do cancro colo-retal, “tal como acordado com a Administração Regional de Saúde do Centro.”

Publicidade, Serviços & Donativos