Aveiro / Ferry: “Já faltam poucos testes” para entrar em operação comercial

1701
Ferry elétrico 'Salicórnia' (Foto partilhada no Facebook de Carlos Almeida).
Dreamweb 728×90 – Video I

O novo ferry elétrico adquirido pela Câmara de Aveiro entrará ao serviço “o mais breve possível”.

Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o jornal online NotíciasdeAveiro.pt gratuito.

Informação dada pelo presidente da autarquia no final da reunião pública do executivo, esta quinta-feira, em resposta a uma questão colocada por um cidadão. Ribau Esteves disse que a fase de testes está adiantada, mas não apontou data para a entrada ao serviço.

“O velho ferry, que é altamente poluidor e ineficiente nos seus motores, está prestes a ser substituído por um novo, cómodo, com alta performance ambiental”, afirmou.

O edil lembrou que tem de se “verificar tudo que é necessário” para “validar” o ferry elétrico batizado de ‘Salicórnia’ e o seu sistema de carregamento. Só depois a Câmara irá receber o navio e o concessionário poderá começar a operação.

“É preciso testes, em cenário não real e cenário real, imensos já foram realizados, sem passageiros e automóveis, porque há um risco, até que tudo esteja validado por todas as entidades”, acrescentou o autarca sobre o processo de licenciamento. “Sem isso, não podemos colocar em operação comercial”, adiantando que já “faltam poucos testes” para concluir esta fase de certificação do ferry e do sistema de carregamento colocado em cada um dos cais de atracação. “Todos vão verificar que é muito melhor a vários níveis, o atual há muito que devia ter deixado de estar em operação”, afirmou Ribau Esteves.

Artigos relacionados

Aveiro: Alterações no serviço de ferry

Aveiro: Novo ferry entra em operação comercial este mês

Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.

Publicidade e serviços

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais no jornal online NotíciasdeAveiro.pt, assim como requisitar outros serviços. Consultar informação para incluir publicidade online.