Aveiro estreia ciclo de Encontros para a Competitividade e Inovação

781
Parque Ciência e Inovação, Ílhavo.
Banner Ol. do Bairro – cultura – 728X90

O Ministério da Economia, em colaboração com o IAPMEI, promove, a partir desta sexta-feira, dia 23 de novembro, um ciclo de Encontros para a Competitividade e Inovação. Este ciclo inicia-se no distrito de Aveiro e será presidido pelo Secretário de Estado da Economia, João Neves.

A iniciativa tem como objectivo “dar conhecer e colocar em evidência o tecido empresarial português e fomentar sinergias entre os vários agentes públicos e privados, dando especial atenção aos desafios que se perspetivam para as empresas e para as regiões.”

Irá ser dada “particular destaque à ligação entre as empresas e as entidades do Sistema Científico e Tecnológico, enquanto ativo estratégico e decisivo para criação de mais valor e para aceleração do desenvolvimento de novos produtos e serviços.”

O primeiro Encontro em Aveiro inclui um almoço/conferência nas instalações da AIDA – Associação Industrial do Distrito de Aveiro, com a presença do Secretário de Estado da Economia e a participação dos empresários da região.

A iniciativa que agora começa em Aveiro irá percorrer todo o país durante 2019 em sessões de trabalho com empresas e entidades da envolvente empresarial regional.

Discurso direto

“Queremos promover a proximidade com as empresas e as entidades do sistema científico e tecnológico, conhecendo de perto os seus projetos, os seus desafios e as suas necessidades, fomentando o seu crescimento, com mais conhecimento e inovação. Queremos que estes roteiros sirvam de incentivo ao crescimento científico e tecnológico das empresas mas também pretendemos que estes sejam pontos de reflexão do que é necessário melhorar e mudar para termos uma economia a crescer cada vez mais” – João Neves, Secretário de Estado da Economia.

Programa

09h30
Visita TOPCER – Indústria de Cerâmica, S.A. Zona Industrial da Oiã, Oliveira do Bairro

10h30
Inauguração do Espaço Empresa de Oliveira do Bairro

11h30
Visita ao Parque de Ciência e Inovação e às Empresa Incubadas – Ílhavo

12h45
Almoço Conferência com empresários – AIDA Aveiro

15h00
Visita DANIPACK – Indústria de Plásticos, S.A. – Estarreja

16h30
Visita à Universidade Aveiro – Interface Universidade – Empresa no Digital e Economia Circular – Mostra Seletiva de Projetos UA – Empresas

18h00
Apresentação dos Desafios e Oportunidades da Região – Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro