Aveiro entre as capitais de distrito com “rentabilidade habitacional mais baixa”

4937
Cidade de Aveiro (foto /www.rialidades.pt/).

Comprar casa e colocá-la a arrendar rendeu 7,3% em 2023. A rentabilidade subiu no último ano. Aveiro integra as capitais menos atrativas para os senhorios.

Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o jornal online NotíciasdeAveiro.pt gratuito.

Aveiro surge entre as capitais de distrito com “rentabilidade habitacional mais baixa” de proprietários das casas arrendadas, segundo dados compilados pelo site Idealista com base nos anúncios publicados em 2023.

A rentabilidade bruta da compra de uma casa em Portugal para colocá-la no mercado de arrendamento foi de 7,3% em 2023, 1 ponto percentual (p.p) superior à calculada para o mesmo período de 2022 (6,3%). Atualmente, a rentabilidade na habitação é superior em 1,7 p.p em relação à observada em 2021, de 5,5%.

De acordo com os números do portal de imobiliário Idealista, “a rentabilidade habitacional mais baixa” foi obtida pelos proprietários das casas arrendadas em Lisboa (4,6%), Faro (5,1%), Aveiro (5,5%) e no Funchal (5,5%).

Analisando por capitais de distrito, é em Santarém onde é mais rentável a compra de uma casa para investimento, sendo o seu retorno na ordem dos 7,5%. Seguem-se as cidades de Coimbra (7%), Évora (6,9%), Leiria (6,9%), Setúbal (6,2%), Braga (5,9%) e Porto (5,9%).

Para a realização deste estudo, o Idealista dividiu o preço de venda pelo custo de arrendamento solicitado pelos proprietários nos diferentes mercados no quarto trimestre de 2023.

Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.

Publicidade e serviços

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais no jornal online NotíciasdeAveiro.pt, assim como requisitar outros serviços. Consultar informação para incluir publicidade online.