Aveiro em terceiro lugar como Cidade Europeia Inovadora em Ascensão

2613
Aveiro recebe prémio 'Cidade Europeia Inovadora em Ascensão'.
Comercio 780

O Conselho Europeu da Inovação (CEI) premiou Aveiro com terceiro lugar como Cidade Europeia Inovadora em Ascensão. Este reconhecimento a Aveiro foi atribuído no âmbito dos European Capital of Innovation Awards, conhecidos como Capital Awards, que decorreu no âmbito da Cimeira do Conselho Europeu da Inovação 2022, nos dias 7 e 8 de dezembro, em Bruxelas e que contou com a presença do Vereador da Câmara Municipal de Aveiro (CMA), João Machado.

Este prémio da União Europeia, apoiado pelo Conselho Europeu de Inovação no âmbito do programa Horizon Europe, reconhece o papel que as cidades desempenham na formação do ecossistema de inovação local e na promoção da inovação, identificando cidades que interligam o público, o meio académico, as empresas e o sector público para traduzir com sucesso os resultados numa melhoria do bem-estar da sociedade, ao mesmo tempo que impulsionam a inovação.

Para Ribau Esteves, Presidente da CMA, “com este reconhecimento, Aveiro vê reforçada a importância do trabalho que está a ser desenvolvido no âmbito da iniciativa Aveiro Tech City, que tem como principais objetivos a aposta na formação dos nossos jovens através da educação STEAM, a criação de um Living Lab de apoio a Centros de ID e a startups e por último, o apoio à transformação digital de serviços e da cidade, de modo a criar mais e melhores serviços para os nossos residentes e visitantes”, disse.

Aveiro concorreu ao prémio através da iniciativa Aveiro Tech City, liderada pela CMA, em parceria com vários parceiros que inclui a Universidade de Aveiro, a Altice Labs ou o Instituto de Telecomunicações, entre outros. O Aveiro Tech City integra mais de 20 atividades distintas, com especial destaque para o trabalho desenvolvido na área da Educação STEAM, do Aveiro Tech City Living Lab ou no apoio à transformação digital do município.

Após um cuidadoso processo de seleção, o CEI atribuiu os seguintes prémios:

The European Capital of Innovation

– 1º Lugar: Métropole Aix-Marseille Provence (França);

– 2º Lugar: Espoo (Finlândia);

– 3º Lugar: Valência (Espanha).

The European Rising Innovative City (para cidades entre 50 e 250 mil habitantes)

– 1º Lugar Haarlem (Países Baixos);

– 2º Lugar Mainz (Alemanha);

– 3º Lugar Aveiro (Portugal).

Esta cimeira anual tem por objetivo reunir inovadores, investigadores, empresários, investidores de todo o ecossistema europeu de inovação para debater e moldar o futuro da política europeia de inovação, tendo contado com a participação, entre outros, da Comissária Europeia para a Inovação, Investigação, Cultura, Educação e Juventude – Mariya Gabriel.

Em conclusão a Comissária Mariya Gabriel sublinhou que “as cidades finalistas da iCapital são catalisadores de ecossistemas de inovação florescentes em toda a Europa. Estou impressionada ao ver que as cidades são o espaço para a inovação, testando várias abordagens, serviços e produtos para um futuro urbano melhor, mais sustentável e digital”.

Câmara de Aveiro

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.