Aveiro Digital Export ajuda PME’s a explorar canais digitais

1479
AIDA (Aveiro).

O projeto ADE – Aveiro Digital Export destina-se a capacitar as PME para a identificação de oportunidades de acesso a novos mercados via canais digitais, o desenvolvimento de processos colaborativos de internacionalização e o desenvolvimento de iniciativas de prospeção conjunta.

A iniciativa da Associação Industrial do Distrito de Aveiro (AIDA) – Camara de Comércio e Indústria (CCI) mereceu destaque na newsletter do Programa Compete 2020.

Pretende-se “apostar no aumento das capacidades de organização e gestão das PME do Distrito de Aveiro, através da realização de ações que incentivem o uso de canais digitais e que potenciem o desenvolvimento e o reforço de estratégias coletivas de internacionalização.”

Em pleno período de confinamento, as ferramentas digitais e o e-commerce tornaram-se uma realidade, que esteve e continua a estar, muito presente na vida de muitas empresas. Face às limitações de acesso ao comércio tradicional, estas ferramentas têm sido uma alternativa, contribuindo para um aumento do comércio internacional online.

No âmbito do ADE, face ao contexto atual, e dada a necessidade de adotar diferentes estratégicas que visem a concretização dos objetivos do projeto, será fundamental reformular algumas das actividades a desenvolver, tais como tornar as ações de capacitação/sensibilização (cite-se como exemplo o Digital Labs, as sessões de capacitação sobre os mercados alvo e o evento final) em sessões online, nomeadamente, webinares e sessões de trabalho digitais.

» O projeto conta com o apoio do COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Apoio a Ações Coletivas (SIAC), envolvendo um investimento elegível de 746 mil euros o que resultou num incentivo FEDER de cerca de 634 mil euros.

Discurso direto

“Em virtude da pandemia AIDA CCI foi obrigada a ajustar e repensar novas estratégias para a concretização de todas as atividades previstas, em particular aquelas que resultam de projetos apoiados pelo Portugal2020, no sentido de não colocar em risco o seu desenvolvimento, em particular do projeto ADE- Aveiro Digital Export” – Elisabete Rita, Vice-Presidente Executiva da AIDA CCI.

Publicidade, Serviços & Donativos