Aveiro / Cuidados de saúde: Presidente da Câmara espera um “novo” ministro e “gente de qualidade” na ARSC

1155
Assembleia Municipal de Aveiro.

O presidente da Câmara de Aveiro remeteu para o Ministério da Saúde responsabilidades por vários melhoramentos que são reclamados no concelho.

Na última Assembleia Municipal, o eleito do PCP, Nuno Teixeira questionou em que ponto está “o compromisso” que terá sido assumido “em programas eleitorais” autárquicos para a requalificação do acesso ao Centro de Respostas Integradas de Aveiro, o antigo Centro de Atendimento a Toxicodependentes (CAT), em S. Bernardo, apesar de não ser uma estrutura municipal.

O deputado comunista quis saber, também, “quais as intenções” relativamente do antigo centro de saúde mental, contíguo, que permanece abandonado.

Da bancada do PSD, Manuel Prior aproveitou o mote e deu nota negativa ao desempenho do Governo em matérias relacionadas com os cuidados de saúde. “Não tem feito nada, nem tem investido nos aveirenses”, criticou.

Do parceiro de coligação, Jorge Greno (CDS), ouviu-se uma crítica “pela inércia” dos serviços locais na instalação do novo centro de vacinação Covid-19, atrasando a entrada em funcionamento porque “nunca mais decidiam o que tinham de decidir”.

Na resposta, Ribau Esteves começou pelo funcionamento do apoio médico especializado em toxicodependência. “O CAT é uma vergonha há muitos anos em Aveiro mas é o CAT que o Ministério da Saúde quer ter”, disse.

Sem esclarecer se será feita a repavimentação da rua de acesso ao Centro de Respostas Integradas, o edil lembrou que a Câmara tem colaborado com a tutela (Administração Regional de Saúde do Centro) para encontrar “instalações alternativas”, mas não houve desenvolvimentos para além de “algumas visitas”.

Por esta e outras razões de queixa, o presidente da Câmara incentivou o PCP, agora que o PS tem maioria absoluta para Governar, a voltar a fazer oposição para reivindicar vários investimentos em falta no concelho de Aveiro.

O autarca recusou a “conversa mentirosa” do PCP e do PS ao atribuirem ao município responsabilidades na saúde, esperando que o novo Governo, sem depender dos dois partidos à esquerda, tenha um novo ministro e coloque “gente de qualidade” à frente da ARSC (ver vídeo).

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.