Aveiro: Comemorações do 25 de Abril

901
Comemorações do 25 de Abril.

A Câmara Municipal de Aveiro (CMA) preparou um programa dedicado à celebração dos 50 anos do 25 de Abril, com atividades, exposições e uma sessão solene, ao longo da próxima semana, que têm início na manhã de terça-feira, dia 23 de abril e que se prolonga até ao final do dia 25 de abril.

Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o jornal online NotíciasdeAveiro.pt gratuito.

No dia 23 de abril, terça-feira, a partir das 07h30, a Avenida 25 de Abril estará fechada ao trânsito, para realização da atividade ECO GO DAY – Celebração do Dia do Planeta, uma parceria entre o Agrupamento de Escolas Mário Sacramento e o Agrupamento de Escolas José Estêvão, as Associações de Pais, Encarregados de Educação e do Projeto EcoEscolas da Escola Secundária Mário Sacramento e da Escola Secundária José Estêvão.Este momento conta com o apoio de gestão logística da CMA assim como com a presença do Presidente da CMA, Ribau Esteves.

Pretende-se, com esta atividade, que os alunos da Mário Sacramento e da José Estêvão cheguem à Escola por um meio alternativo ao veículo automóvel: bicicleta, trotinete, a pé, valorizando o planeta Terra (o dia mundial do Planeta Terra comemora-se a 22 de abril) e a preservação do meio ambiente.

No dia 24 de abril, quarta-feira, será inaugurada, às 18h00 no Museu de Aveiro / Santa Joana, a Exposição anual da Fundação de Serralves “O Exercício da Liberdade” com obras da Coleção Serralves e da Coleção do Município de Aveiro.

Com a marca de Aveiro 2024 – Capital Portuguesa da Cultura, a CMA e a Fundação de Serralves apresentam uma exposição inédita em torno da liberdade enquanto força motriz da prática artística com peças nas mais variadas áreas e disciplinas, como pintura, escultura, vídeo e instalação de artistas portugueses e internacionais, desde as vanguardas dos anos 1960 e 1970 até à atualidade.

De 24 a 27 de abril, a Praça Dr. Joaquim Melo Freitas vai receber a atividade “Mercado das Madrugadas” de Patrícia Portela, sempre das 20h00 às 23h00.

Trata-se de uma estreia e consiste num mercado-performance-manif no espaço público, onde se conta a experiência e a história dos primeiros 50 anos da revolução e se apresentam propostas para as revoluções futuras dos próximos 50 anos.

No dia 25 de abril, quinta-feira, o Presidente da CMA, Ribau Esteves e o Presidente da Assembleia Municipal de Aveiro, Luís Souto, convidam os Cidadãos a participarem na Sessão Solene comemorativa dos 50 anos do 25 de Abril de 1974, a ter lugar, pelas 18h00, no edifício da antiga Capitania do Porto de Aveiro.

Cultura e Democracia: Aveiro 2024 proporciona programação dedicada ao 25 de Abril até junho

A programação do 2.º trimestre de Aveiro Capital Portuguesa da Cultura 2024, dedicada à temática da Cultura & Democracia, apresenta vários espetáculos relacionados com a celebração do 25 de Abril de 1974.

Neste ponto, o destaque vai para a multidisciplinaridade e qualidade das propostas apresentadas, de forte cariz cultural e educacional.

Nos meses de maio e junho, os Cidadãos e Visitantes, terão a oportunidade de assistir a vários espetáculos dedicados a este motivo, dos quais destacamos:

9 de maio – Fado Alexandrino, do Teatro Nacional São João (com coprodução do Teatro Aveirenses) – peça de teatro a partir de um texto de António Lobo Antunes, considerado pela crítica como “o grande romance sobre o 25 de Abril”;

19 de maio – Made In Aveiro Cantar Zeca Afonso– um espetáculo pluridisciplinar com a participação de Escolas do Concelho de Aveiro, numa encomenda da CMA / Aveiro 2024 ao Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Aveiro, que através de imagens da revolução e da música de José Afonso faz uma viagem por momentos marcantes que levaram ao acontecimento histórico da madrugada do dia 25 de abril de 1974;

25 de maio – “Quis saber quem sou”, do Teatro Nacional Dona Maria II – projeto onde jovens atores, cantores e instrumentistas, entre os 16 e os 25 anos,revisitam as canções da revolução, as palavras de ordem, mas também as histórias pessoais das gerações que fizeram o 25 de Abril;

29 de maio – Conferência Cultura e Democracia – Conferência Aveiro 2024 que versa os temas e a correlação da Cultura com a Democracia;

18 de junho – “Experimenta Música [Estreia] | Ano 1º – 1º de Maio | Cravos De Abril | Paredes Pintadas Da Revolução Portuguesa” – um Ciclo de Cinema Temático, composto por quatro curtas metragens, com uma encomenda da CMA / Aveiro 2024 e onde de juntam três curtas-metragens históricas, escolhidas em função do tema “Cultura e Democracia”, numa parceria com a Cinemateca Portuguesa;

29 de junho – Zeca Afonso, Cantor e Poeta – Viagem Literária (Estreia) – projeto que evoca o legado de José Afonso com artistas nacionais e locais, como Rita Redshoes, Catarina Moura, Banda Amizade, Rui Oliveira, entre outros.

Câmara de Aveiro

Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.

Publicidade e serviços

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais no jornal online NotíciasdeAveiro.pt, assim como requisitar outros serviços. Consultar informação para incluir publicidade online.