Aveiro: Câmara reforça verbas para a ‘Campanha Animais de Companhia’

1735
Comercio 780

O executivo municipal de Aveiro deliberou na sua última reunião autorizar um aditamento ao protocolo com a Ordem dos Médicos Veterinários celebrado no âmbito da ‘Campanha Animais de Companhia’ e do Programa Nacional de Apoio à Saúde Veterinária para Animais de Companhia em Risco (PNASVACR).

Ao abrigo do acordo, a edilidade assume a transferência anual fixa de 10.000 euros para atribuição de cheques veterinários referentes aos animais errantes capturados e para animais de famílias carenciadas.

“Até ao momento a transferência de verbas aconteciam sempre que necessário. Para melhorar e estabilizar o procedimento, ambas as entidades concordaram em fixar o valor a transferir no início de cada ano”, explica a autarquia em comunicado.

Em 2019, foram investidos 8.487 euros por parte da Câmara na atribuição dos cheques veterinários.

A ‘Campanha Animais de Companhia’, iniciada em junho de 2018, tem como objetivo a sensibilização dos cidadãos para combater o abandono e fomentar a adoção , promover a vacinação, legalização e identificação eletrónica, assim como a esterilização de animais abandonados.

Além de uma linha telefónica dedicada, a Câmara tem ainda uma viatura própria para o serviço de apoio criado no âmbito do protocolo com a Ordem dos Veterinários.

Comercio 780