Aveiro: Câmara lançou a concurso obra de reabilitação da ‘ponte de pau’

1755
'Ponte de pau', Aveiro (imagem Google maps).
Comercio 780

A Câmara de Aveiro lançou a concurso público uma empreitada para a “reabilitação estrutural” da ponte rodoviária na Avenida 5 de Outubro, conhecida localmente como ‘ponte de pau’, no centro da cidade.

O valor do preço base do procedimento é de 550.000 euros.

De acordo com o aviso publicado esta terça-feira em Diário da República, o prazo inicial de execução do contrato, sem incluir renovações, é de 150 dias.

O atravessamento em betão, que foi construído no final da década de 90 do século passado para substituir a antiga ponte de madeira, tem vários problemas estruturais, nomeadamente a lomba que provoca um “solavanco perigoso”, sobretudo para quem é apanhado de surpresa e não abranda, ao circular no sentido do túnel ou igreja da Sé.

A autarquia analisou dois cenários na sequência da auditoria técnica realizada por um organismo da da especialidade ao ‘estado da arte’: demolir e construir uma ponte de raiz ou reabilitar a existente.

A primeira opção seria “melhor”, mas implicaria custos superiores, mais tempo de obra e a necessidade de acautelar estruturalmente os prédios contíguos. O restauro acabou, assim, por ser a proposta escolhida.

Artigo relacionado

Aveiro: Reabilitação da ‘ponte de pau’ aguarda orçamento para abertura de concurso

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.