Aveiro: Câmara deseja retomar ligação fluvial direta para São Jacinto

6701
Foto de Miguel Lacerda (http://www.av.it.pt/aveirocidade).
Dreamweb 728×90 – Video I

A Câmara de Aveiro deseja restabelecer as ligações fluviais diretas entre a cidade e São Jacinto.

Informação adiantada pelo presidente da edilidade, esta sexta-feira, na Assembleia Municipal, que teve lugar na freguesia do outro lado da da Ria.

A última experiência do género ocorreu aquando da gestão liderada por Alberto Souto (PS).

Ribau Esteves enquadrou a pretensão no âmbito da aquisição do novo ferry, que será um modelo elétrico, permitindo reduzir significativamente os custos operacionais, devido à poupança de combustível.

De acordo com o autarca, a Câmara e o subconcessionário que assegura os transportes fluviais estão “a fechar o projeto e a operação de financiamento” para avançar com o negócio.

A ligação direta a Aveiro (atualmente são feitas exclusivamente a partir do forte da Barra) beneficiará também da requalificação do acesso entre a marinha da Troncalhada e os pavilhões náuticos. A futura estrada dique, em estudo, incluirá o cais para as embarcações dos transportes fluviais atracarem.

“Não quero dizer que foi um erro, não queria levantar fantasmas do passado, mas entendemos que a ligação ferry e lancha entre a cidade e São Jacinto é um ganho de causa muito importante. É uma aposta, para já em termos de estudo e projeto”, declarou Ribau Esteves.

A viagem passaria a demorar sensivelmente o triplo, mas um ferry elétrico não implicaria custos acrescidos. “Estamos a estudar, mas faz parte da nossa aposta na promoção do turismo”, disse o edil, lembrando ainda a dinamização do Carsurf, a melhoria prevista das condições do centro escutista e o projeto de qualificação do complexo desportivo, ainda em fase inicial.