Aveiro: Câmara apresenta “estudo de projeto” para instalar ‘Museu da Terra’ em Requeixo

1714
Espólio do Museu Etnográfico de Requeixo, Aveiro.

A Câmara de Aveiro agendou a primeira reunião quinzenal do executivo, de carácter público, para esta quinta-feira, em Requeixo (freguesia de Requeixo, Nariz e Nossa Senhora de Fátima).

Os trabalhos têm início marcado para as 15:30, no Centro Social de Requeixo.

No entanto, o primeiro ponto da agenda levará o executivo a deslocar-se à Quinta da Costa, nas imediações, para a apresentação do “estudo do projeto” do designado ‘Museu da Terra’, mais um polo da rede museuológica municipal (Museu Arte Nova, Museu da Cidade, Ecomuseu da Troncalhada).

A autarquia pretendia restaurar a antiga residência paroquial para instalar um centro interpretativo com o espólio do Museu Etnográfico de Requeixo, que funcionou numa antiga ‘casa de lavrador’ arrendada e foi, entretanto, devolvida ao proprietário. Acabaria por optar pela Quinta do Costa, que é propriedade municipal, tendo sido adquirida no tempo do presidente de Câmara Élio Maia por um milhão de euros, num processo que o atual executivo tentou reverter em tribunal, sem sucesso. O ‘Museu da Terra’ acaba assim por ser a nova vida da Quinta.

[Fotografias de Requeixo, Aveiro]

Da agenda da reunião descentralizada, referência para a atribuição de apoios a associações e instituições e Organizações Não Governamentais (OGN) da área social.

A Câmara antecipou, esta quarta-feira, outros dos assuntos da ordem de trabalhos, destacando a adjudicação de “novos e importantes investimentos” no parque escolar, desporto e transporte.

O processo do ferryboat elétrico está pronto para a adjudicação, num investimento de 5,5 milhões de euros com um prazo de 18 meses para a conceção e construção.

A requalificação e ampliação da EB1 da Quintã do Loureiro, em Cacia (1,9 milhões de euro) e a requalificação da EB1 da Póvoa do Paço (1,3 milhões de euros) também vão seguir para fase de obra.

O executivo irá dar ‘luz verde’ ainda à recuperação de habitações Sociais em São Jacinto (185.984 euros) e à construção de novo skate park no Parque dos Amores / Parque da Cidade (158.841 euros)

Comunicado sobre a reunião de executivo de 2 de julho de 2020

Publicidade, Serviços & Donativos