Aveiro: Câmara afasta privatizar complexo desportivo de S. Jacinto

1191
Assembleia Municipal de Aveiro.
Dreamweb 728×90 – Video I

A Assembleia Municipal (AM) de Aveiro aprovou, esta sexta-feira, apenas com duas abstenções do Bloco de Esquerda, a protocolo da Câmara com a Junta de S. Jacinto para municipalizar o complexo desportivo local. A verba a pagar pela autarquia permitirá, espera-se, dar condições financeiras à freguesia para saldar as suas dívidas e normalizar a tesouraria. O processo segue agora para ‘visto’ do Tribunal de Contas.

Artigo relacionado

Aveiro: Câmara assume gestão do complexo desportivo de S. Jacinto por troca de 1,3 milhões de euros para saneamento financeiro da Junta local

No acordo, que ainda terá de ser ‘visado’ pelo Tribunal de Contas, a Câmara assume os equipamentos desportivos por troca da entrega à Junta de um montante de 1,3 milhões de euros, a transferir até 2024. 720 mil euros vão ser usados para a freguesia pagar toda a sua dívida a terceiros, ficando, assim, livre de penhoras que praticamente bloquearam a sua atividade corrente. Os restantes 610 mil euros servirão para ‘encontro de contas’ da dívida relativa a incumprimentos da freguesia para com a Câmara, respeitante ao protocolo de gestão do parque de campismo, que também regressou às mãos do município. A Junta parte para o protocolo, que permitirá, também, retomar o recebimento de receitas ao abrigo da delegação de competências municipais, com as suas contas de 2021 e 2022 aprovadas (neste caso com reserva de responsabilidade política, uma vez que a atual maioria PSD-CDS-PPM apenas entrou em funções no final do ano passado, sucedendo ao PS), bem como o plano e orçamento de 2023.

Eleito do PCP diz que Junta deve menos à Câmara, PS insiste em auditoria

António Nabais, vogal do PCP, que também é eleito na Assembleia de Freguesia de S. Jacinto, declarou estar a favor do protocolo, sem deixar de referir que “S. Jacinto merece mais” há muitos anos. Deixou ainda “reservas em alguns aspetos”, como o prazo da concessão do complexo (30 anos) e receio de uma gestão privada que limite a utilização pública. Sobre a dívida da Junta à Câmara, António Nabais garantiu que “é muito inferior” aos 610 mil euros apontados e deveria, também, contabilizar incumprimentos da parte do município, pelo que entende ser “fundamental” uma auditoria para verificar tais contas.

O PS, que já tinha votado a favor na Câmara, declarou também concordância na AM por intermédio de Ana Seiça Neves, lembrando a vogal que os socialistas foram “os primeiros a querer uma auditoria”, o que “a não acontecer” continuará a manter “o presente e o futuro da freguesia comprometidos”. Questionou como foi contabilizado o valor da dívida da Junta de 610 mil euros, nomeadamente em que documentos teve suporte, e se inclui as receitas (40%) do parque que o protocolo de gestão previa transferir para a Câmara. Sobre a restante dívida da Junta (720 mil euros), quis saber se inclui encargos para com terceiros. Ana Seiça Neves insistiu que “é urgente a intervenção das entidades competentes” para aferirem os valores em causa.

“Plano de salvação” de S. Jacinto

O “protocolo especial” foi qualificado por Arlindo Tavares, presidente da Junta de S. Jacinto, como um “plano de salvação” da freguesia, “após anos de má gestão, e vamos ficar apenas por isso”. O autarca disse que encontrou apenas oito euros no cofre aquando da tomada de posse e dívidas de 720 mil euros, obrigando os atuais eleitos a prescindirem, entretanto, das suas ajudas de custo para “tentar manter os salários dos funcionários em dia”. A atual maioria aproveitou “uma porta aberta” pela Câmara “que no passado” outros “não quiseram aceitar”, permitindo “extinguir uma dívida” nunca assumida para com a Câmara relativamente ao parque de campismo, avançar com o saneamento financeiro e requalificar o complexo desportivo do seu “elevado estado de degradação”. Arlindo Tavares garantiu, por último, que “a culpa não vai morrer solteira”, uma vez que “a população assim o pede”. As denúncias já levaram “a interações” com TC. Sobre a queixa na Inspeção Geral das Finanças, apelou à entidade para que “venha auditar as contas” e, encontrando matéria criminal, “participe ao Ministério Público”.

Maioria não poupou PS

O Chega, por Gabriel Bernardo, sem discordar da solução proposta, questionou a “engenharia financeira”, nomeadamemnte por que a Câmara não optou por perdoar “a suposta dívida” da Junta e alugar as das instalações desportivas.
Selma Cristina, do BE, deixou apenas um “alerta”, anunciando que o partido rejeitará “qualquer alienação ou concessão a privados” envolvendo o património a assumir pela Câmara.
As críticas partidárias fizeram-se ouvir das bancadas da maioria. Inês Abreu (CDS) responsabilizou o PS por ter levado a Junta a uma “falência terrível, com penhoras” e elogiou o trabalho da maioria: “em seis meses conseguimos fazer aqui um acordo”
Pela PSD, Manuel Prior, a “gestão incapaz, incompetente e irresponsável” é “um estilo” do PS, que “todos queriam esquecer em Aveiro mas que voltamos a lembrar”, pelas dívidas, penhoras e proximidade de banca rota, obrigando “a medidas excecionais” para resolver o “legado” de que “nenhum cidadão se orgulha”.

Discurso direto

“Não estarei na discussão político-partidária. Está tudo dito e bem dito. O presidente da Câmara tem de ter cuidado para gerar todas as posições para termos o ‘visto’ do TC. Este é um processo da Câmara, que terá de realizar a despesa.
S. Jacinto foi esquecido ? É verdade, a Câmara não ligou a S. Jacinto. Mas no seu viver, a Junta afastava-se da própria Câmara. Tinha os estaleiros, as areias, a base, tinha mais do que recursos. Só agora fizemos um exercício diferente, com intervenção regular e pontual como se faz em todo o território. Não estamos a pagar nada do passado com este protocolo, as questões não se colocam nesse plano.
Até ao final do mandato, a Câmara não entregará a gestão destes equipamentos a entidades privadas. Não estamos a pensar nisso.
Quanto à dívida, é um clássico discutir-se o valor da dívida em Aveiro. Para nós, acabou-se a conversa. A verba de 710 mil euros tem como base a extrapolação com base nos poucos relatórios existentes, que sistematicamente não eram enviados, no último valor. A anulação da dívida é por movimento contabilístico, não financeiro. Um dos truques para não pagar a dívida, é não fechar o valor. Aconteceu em S. Jacinto.
Queremos que a Junta pague tudo a quem deve, aos tais terceiros, e colocar os equipamentos em condições.
Quanto à auditoria, em ofícios por mim assinados solicitei à Inspeção Geral de Finanças, assumi a responsabilidade de informar da existência de indícios graves na gestão. Esperamos que ande rápido. O processo do Tribunal de Contas foi agora colocado em marcha, depois de ter sido sonegada informação pelo anterior presidente da Junta, o que é crime. Esperamos que a matéria seja tratada, na clarificação de tudo e as devidas responsabilidades criminais.
Sempre falei com o então presidente António Aguiar sobre qual seria a solução, mas nunca houve uma minuta. E ocultou a dívida, que depois fomos descobrindo” – Ribau Esteves, presidente da Câmara.

Vídeo da Assembleia Municipal de Aveiro

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.

Comercio 780