Aveiro: ‘BUGA 2’ a concurso por 600 mil euros para trazer mais de duas centenas de bicicletas e 20 estações

1684
BUGA, Aveiro
Comercio 780

A Câmara de Aveiro agendou para a reunião de executivo desta quinta-feira a abertura do concurso público internacional para a criação do novo sistema público de bicicletas partilhas na cidade.

O projeto ‘BUGA 2’ terá como valor base 600.000€ (+IVA), prevendo o fornecimento de 204 bicicletas, a instalação de 20 estações com 308 docas / lugares para bicicletas, assim como o sistema integrado e inteligente de gestão dos veículos de mobilidade suave, sendo a sua utilização paga.

Integrada no Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano da Cidade de Aveiro EDUCA), a ‘BUGA 2’ “assume um papel muito importante, como parte do Plano de Mobilidade Urbana Sustentável de Aveiro (PMUSA), complementando as BUGAS existentes (que se vão manter em jeito de memorial ativo e de uso gratuito)”.

Uma parte do sistema que integra os transportes públicos rodoviários e marítimos concessionados, o Terminal Rodoviário de Aveiro, a rede de ciclovias e circuitos pedonais, além da oferta ferroviária, de táxis e de circuitos turísticos terrestres e marítimos.

A Câmara diz que acautelou “a devida integração nas operações de qualificação urbana com sustentabilidade ao nível da mobilidade e da qualidade ambiental e socialmente equilibrada.”

A ‘BUGA2’ terá “a devida articulação com outros projetos” , nomeadamente o ‘Aveiro STEAM City’ em que se pretende “transformar o sistema de mobilidade integrando diferentes serviços de transporte num único serviço de mobilidade acessível através de uma plataforma”.

Artigo relacionado

Aveiro: Ciclovia entre Universidade de Aveiro (UA) e a estação da CP passa pelo Centro de Congressos

Publicidade, Serviços & Donativos

Comercio 780