Aveiro: BE pede melhores transportes para São Jacinto

309
Edifício-sede da Junta de Freguesia de S. Jacinto, Aveiro.

O Bloco de Esquerda manifesta preocupação com a interrupção do transporte fluvial de São Jacinto e exige alternativas.

Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o jornal online NotíciasdeAveiro.pt gratuito.

No início desta semana, a ligação fluvial de e para São Jacinto foi interrompida devido a problemas técnicos na plataforma de atracagem que causaram o seu afundamento. Esta situação acontece depois de várias interrupções pontuais, ao longo das últimas semanas, devido a avarias e falhas técnicas no ferry Salicórnia. A isto somam-se as inúmeras e reiteradas supressão de carreiras e paragens sem avisos prévios à população.

O Bloco de Esquerda manifesta a sua preocupação pelas consequências no dia-a-dia das populações de São Jacinto causadas por estes episódios. Os Bloquistas afirmam também a sua solidariedade com as populações afetadas por estes constrangimentos.

O Bloco de Esquerda considera que as medidas de mitigação da autarquia são manifestamente inadequadas e insuficientes. Não é viável que as populações de São Jacinto tenham como única alternativa um autocarro que não garanta os mínimos de conforto ou de segurança, deve-se à sobrelotação, para assegurar as suas necessidades de mobilidade durante estas interrupções.

Para o Bloco de Esquerda é necessário fazer uma revisão estrutural do transporte fluvial no município no sentido de o capacitar e adequar às reais necessidades das populações. Para além do aumento de carreiras, isto implica a implementação de uma lancha direta entre São Jacinto e Aveiro, junto da antiga lota ou ao terminal sul do Porto de Aveiro.

A estrutura Bloquista relembra que em 2021 o executivo camarário inaugurou uma requalificação da lancha “Dunas de São Jacinto”, precisamente com este intuito, em plena pré-campanha eleitoral autárquica. No entanto, esta nunca operou de forma consolidada por razões que nunca foram tornadas públicas.

O Bloco de Esquerda recorda que esta proposta de criação de uma ligação direta entre São Jacinto e Aveiro tem vindo a ser reiteradamente apresentada pelo partido ao longo dos anos.

Bloco de Esquerda

Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.

Publicidade e serviços

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais no jornal online NotíciasdeAveiro.pt, assim como requisitar outros serviços. Consultar informação para incluir publicidade online.