
Alberto Souto divulgou este domingo propostas para a cultura e museus. É o 16º ‘pacote’ de ideias que poderão vir a ser contempladas no programa eleitoral que pretende submeter a votos nas eleições autárquicas. A “bola” de Rui Chafes é para retirar das ‘pontes’, assume o candidato do PS.
Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o jornal online NotíciasdeAveiro.pt gratuito.
Áreas em que “falta estratégia e, por isso, falta muita coisa”, constata o candidato do PS na introdução às 11 propostas para criar faseadamente mais espaços e novas dinâmicas culturais. “Temos poucos museus e os que temos merecem melhorias”, refere, defendendo “uma rede de museus de qualidade consistente será um importante factor de consolidação de uma estratégica de turismo mais diversificada”.
O panorama atual merece nota insuficiente: “O Museu de Arte Nova está literalmente vazio de peças Arte Nova. O Museu da Cidade é desconhecido. O Museu de Santa Joana era nacional e foi despromovido. Agora precisa de milhões de obras de reabilitação. O ecomuseu da Troncalhada está bem, mas é poucochinho”.
Uma das novas propostas é criar um ‘Museu de Escultura a céu aberto’ em plena Avenida Lourenço Peixinho, onde Alberto Souto defende uma intervenção corretiva dos fluxos de trânsito e, também, na zona das ‘pontes’ onde “daqui a alguns meses, será removida a bola – e ninguém vai dar pela falta” com a substituição por outra escultura.
- Museu de Arte Nova: adquirir por doações ou compra o recheio de uma casa Arte Nova;
- Criar um Museu Etnográfico;
- Criar o Museu da Cerâmica, do Azulejo e do Barro;
- Criar o Museu de Arte Contemporânea;
- Criar o Museu dos Ovos Moles e dos produtos regionais;
- Criar o “Rianário” e o Museu do Sal;
- Criar o Museu das Embarcações Tradicionais;
- Criar um Museu do Automóvel Antigo e do Colecionismo;
- Criar um Museu de Escultura a céu aberto;
- Criar o Museu da talha dourada eclesial.
Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.
Publicidade e serviços
» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais no jornal online NotíciasdeAveiro.pt, assim como requisitar outros serviços. Consultar informação para incluir publicidade online.