Aveiro: Autarquia apresentou investimentos municipais em Santa Joana

1093
EB dos Areais, Santa Joana, concelho de Aveiro (projeto).
Dreamweb 728×90 – Video I

A Câmara de Aveiro apresentou, ontem, numa visita à freguesia de Santa Joana os projetos das Escolas Básicas do Solposto e dos Areais, entre outros, a pretexto das comemorações do dia da cidade (12 de maio).

A requalificação e ampliação da Escola Básica (EB) do Solposto, orçada em cerca de três milhões de euros, prevê a criação de oito salas para o 1.º ciclo, duas salas para o pré-escolar (num só edifício).

A intervenção permitirá, ainda, a “resolução de diversas carências, como são as questões relacionadas com a segurança, a eficiência energética do edifício, a qualidade e o conforto do espaço dos edifícios e do recreio”.

Quanto à EB dos Areais, é um investimento municipal de 1,370 milhões de euros na reabilitação das suas atuais quatro salas de 1.º ciclo e na renovação total da sala de Jardim de Infância e de toda a área de recreio.

No início de 2021, avançaram “para o terreno” a reabilitação e ampliação das Escolas Básicas da Póvoa do Paço, Quintã do Loureiro e Azurva. Estão ainda previstas intervenções nas Escolas Básicas das Barrocas e Bonsucesso, além da nova EB de Eixo e do novo Centro Escolar de Nossa Senhora de Fátima (todas em concurso público de obra). Estas nove obras correspondem a um investimento total de 18 milhões de euros até 2022.

Visita à obra na envolvente à Capela de São Brás

A Câmara visitou também a Rua de São Brás, onde se encontra em fase final de execução a obra de alargamento e arranjos urbanísticos do gaveto deste arrumamento com a Rua Chão de Além e da área envolvente da Igreja de São Brás. Após a demolição de um dos imóveis que prejudicava a segurança e visibilidade do local, seguiu-se a fase de arranjos em toda a área, sendo desde já possível verificar a qualificação urbana, que permite mais e melhores condições de circulação para peões e condutores. Com a criação de uma baia de estacionamento e zona pedonal, está também prevista a colocação de oito árvores, criando também uma agradável zona de estar. Um investimento de 70.000 euros, que arrancou com a demolição de uma casa adquirida por 45.000 euros.

Outras obras em Santa Joana

» Recuperação de 11 estradas (Rua da Quinta do Torto, Rua Pinhal da Silva, Rua 21 de Julho, Travessa da Rua 21 de Julho e Rua Azenha da Moita) pelo valor de 768.707 euros;

» Polidesportivo e zona verde junto à FIDEC. Apresentado o projeto (em fase final de execução) do espaço verde e de lazer com polidesportivo e um parque infantil a edificar junto ao campo desportivo da FIDEC e do armazém da Junta de Freguesia de Santa Joana (na sua zona Sul, com frente para a Rua do Cócaro).

Publicidade, Serviços & Donativos